Quinta do Anjo recebe o “Méee, Festival Folk” em Outubro
A aldeia de Quinta do Anjo, no Concelho de Palmela, vai receber a 1.ª edição do “Méee, Festival Folk”, nos dias 15 e 16 de outubro.
O evento, enquadrado pelo Programa “Palmela é Música”, integra as comemorações do Dia Mundial da Música (1 de outubro) no concelho e contará com espetáculos de música e dança, debates, oficinas, bailes coletivos, iniciativas que decorrerão na SIM – Sociedade de Instrução Musical, Mercado Municipal e no Largo do antigo ovil, num programa que refletirá, também, o envolvimento da comunidade anfitriã.
Espetáculos com Sebastião Antunes e Quadrilha, Kalimotxo Orkestrar, UXIA com João Afonso ou Celina da Piedade com o Grupo Coral 1.º de Maio – Bairro Alentejano; os bailes orientados por Leónia Oliveira com Foki Bal´Boa e Ahkorda; as Conversas à Volta do Folk e as oficinas de cante alentejano (Celina da Piedade) e danças tradicionais (Leónia de Oliveira) são algumas das iniciativas que compõem o programa desta 1.ª edição. Todas as iniciativas têm entrada livre.
O “Méee”, uma organização do Município de Palmela com a Junta de Freguesia e a comunidade de Quinta do Anjo, pretende afirmar-se como uma casa da multiculturalidade, com base na música tradicional e popular, nacional e internacional, ou como ponto de partida para novas propostas no domínio da música e dança folk.
Consulte em www.cm-palmela.pt o programa completo do Festival e reserve a data na sua agenda!
PROGRAMA:
15 outubro
15h30 | Páteo da SIM
Coral Infantil Bairro Alentejano
16h30 | SIM
Conversa à volta do Folk
Conversa participada sobre o que é o Folk
17h00 | Mercado Municipal
Oficina de Cante Alentejano – Celina da Piedade
18h30 | Mercado Municipal
Oficina Danças tradicionais – Leónia Oliveira
9h30 | Largo do Antigo OVIL
Sebastião Antunes e Quadrilha
O objetivo de Sebastião Antunes, mentor do que em tempos foram os "Peace Makers" e que, desde 1991, deu origem ao grupo Quadrilha, é fazer a fusão entre formas próprias da tradição portuguesa e uma certa sonoridade Celta. A música da Quadrilha tem base em formas simples, tão simples quanto os motivos das suas canções.
20h30 e 22h00 | Espetáculo itinerante
Kalimotxo Orkestar
A Kalimotxo Orkestar nasceu como Peña Kalimotxo em 2008, pela mão de Bruno Silva. Ele decidiu juntar amigos músicos para tocarem, dançarem e divertirem-se juntos no Festival de Lavre, vila de onde são naturais. O público reagiu ao estilo musical balcânico da banda, os músicos empenharam-se fanaticamente e os animadores desenvolveram coreografias para complementar as músicas.
21h00 | Páteo da SIM
Baile com FOKY BAL’BOA (orientação Leónia Oliveira)
Baile folk desafiante, onde é dado o mote para que todos possam participar num duelo com as danças tradicionais. No ringue de baile a dança é o combate, a música um round e bailar é um desafio. Cada instrumento é uma luva e cada movimento é um golpe. Seja ao ataque ou à defesa, com fintas ou com golpes baixos, todos saem ilesos.
22h30 || Largo do Antigo OVIL
Celina da Piedade com Grupo Coral 1º Maio – Bairro Alentejano
Celina da Piedade é compositora, acordeonista e cantora, e tem levado a sua criatividade aos mais variados contextos, da música de tradição a um sentir mais contemporâneo e universalista, passando por toda a riqueza do Cante Alentejano, acompanhada por grupos corais no seu muito especial formato de concerto “Celina da Piedade e as Vozes do Cante”.
16 outubro
16h00 | Mercado Municipal
Demonstração e oficina com Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo
Este rancho defende e divulga o folclore da região caramela, freguesia de Pinhal Novo, e tem desenvolvido um importante trabalho na recolha etnográfica dos usos e costumes deste território.
17h00 | SIM
Conversa à volta do Folk
Conversa participada sobre o que é o Folk
18h00 | Mercado Municipal
Oficina Danças tradicionais – Leónia Oliveira
19h00 e 21h00 | Espetáculo itinerante
Agarrat’óbrass
O Agarrat`OBrass é um projeto de animação itinerante de rua, que surgiu em 2016 (na altura com o nome de FunParra), com o propósito de animar as Festas das Vindimas em Palmela. Desde então, tem atuado um pouco por todo o país, realizando animação de rua, concertos e participando em diversos eventos privados.
19h30 | Páteo da SIM
Baile com AHKORDA (orientação Leónia de Oliveira)
Fazendo justiça à manta de retalhos cultural em que cresceram e evoluíram musicalmente, a sua música é marcada pela reinterpretação da tradição. Uma moderna abordagem da música de raiz tradicional, portuguesa e do mundo que, através das sensibilidades de cada um, toca a doçura e a violência através de instrumentos que conversam, aprendem e constroem novas histórias.
21h30 | Largo do Antigo OVIL
UXIA com João Afonso
Uxía é considerada a grande dama da música galega. Nos seus mais de 30 anos de carreira artística, renovou a música tradicional galega, ligando-a com as culturas atlânticas, misturando-a com morna, fado e ritmos brasileiros.