Livro de aguarelas de Bela Mestre apresentado em Alcáçovas

Livro de aguarelas de Bela Mestre apresentado em Alcáçovas

No Paço dos Henriques, em Alcáçovas, foi apresentado no passado dia 3 de Setembro, pelas 18h00, o livro “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, da autoria de Bela Mestre, editado pela Associação Terras Dentro com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Com público presente e transmitida em directo no facebook do Município, a sessão contou com a presença de Bela Mestre, João Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e de Elsa Branco, da Associação Terras Dentro.

Também autor do prefácio, João Pereira, revelou que o Município, no seguimento do que tem feito ao longo dos últimos 12 anos, já apoiou ou editou 36 publicações, facto que demonstra “uma preocupação constante em valorizar as nossas gentes e o nosso território”.  Relativamente ao livro, o autarca garantiu que “cada porta e cada janela foram desenhadas com alma e coração” e que é uma forma de “valorizar o nosso passado e a nossa memória colectiva”.

Bela Mestre mostrou-se satisfeita pela publicação do livro que surgiu de “uma exposição que fez em tempos durante a Semana Cultural de Alcáçovas”. O livro reúne 30 imagens de aguarelas originais de portas e janelas da vila de Alcáçovas, acompanhadas por textos baseados na vivência da própria autora e na pesquisa oral que efectuou em conversas com a população.

Recorde-se que Bela Mestre nasceu em Alcáçovas, residindo no Concelho do Seixal. Enfermeira de profissão, foi na pintura que, de forma autodidacta, encontrou a sua forma de comunicar emoções, vivências, histórias e, acima de tudo, “histórias das suas gentes e das localidades que lhe são próximas”.

Após a apresentação do livro foi inaugurada a exposição com o mesmo nome e que pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Paço dos Henriques.

O livro está disponível para venda nos Postos de Turismo do Concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques.