Liga MEO Surf – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot conquistam o Allianz Sintra Pro

Liga MEO Surf – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot conquistam o Allianz Sintra Pro
Fotografia:Jorge Matreno/ANSurfistas
Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot sagraram-se,dia 2 de Agosto, vencedores do Allianz Sintra Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf, principal prova de Surf em Portugal e aquela que define os títulos de campeões nacionais. Após uma manhã de ondas desafiantes na Praia Grande, Vasco e Teresa foram os mais fortes na etapa, com a mesma Teresa e o júnior Afonso Antunes a saírem desta prova isolados na liderança dos respectivos rankings e igualmente vencedores da Allianz Triple Crown.
 
A acção arrancou pela manhã com grandes duelos em perspectiva, o que trouxe emoções fortes ao decorrer da prova. Tudo começou com um triunfo seguro de Vasco Ribeiro frente a Eduardo Fernandes no primeiro heat dos quartos-de-final, graças a um score de 16,25 pontos. Na bateria seguinte, Frederico Morais respondeu com um triunfo um pouco mais sofrido frente a Gony Zubizarreta, marcando assim encontro com Vasco nas meias-finais. No outro lado do quadro, Afonso Antunes bateu o também júnior Martim Nunes, enquanto Filipe Jervis venceu o duelo com Tomás Fernandes.
 
Depois foi a vez de a prova feminina ir para a água, com um heat totalmente júnior a definir a primeira finalista. Apesar de Kika Veselko ter começado mais forte, no final foi Gabriela Dinis a carimbar o triunfo e a garantir a primeira final da carreira na Liga MEO Surf. A outra meia-final teve o mesmo sentido, com Yolanda Hopkins a começar mais forte, mas com Teresa Bonvalot a ter uma resposta muito forte na reta final. Teresa conseguiu assim o quinto triunfo em oito embates frente à atual campeã nacional, numa vitória que lhe rendeu automaticamente a conquista da Allianz Triple Crown e também a ascensão à liderança do ranking feminino.
 
As meias-finais masculinas abriram com um super embate entre Vasco Ribeiro e Frederico Morais. Apesar do histórico dos embates entre ambos em fases man-on-man ser claramente favorável a Kikas, Vasco abriu a contenda com a melhor onda de todo o campeonato, um 9,65 pontos, que o embalou para o triunfo. Afonso Antunes aproveitou da melhor forma a derrota de Frederico para bater Filipe Jervis na outra meia-final. Um resultado que garantiu desde logo o triunfo na Allianz Triple Crown ao surfista de apenas 16 anos e que também o deixou na liderança isolada do ranking masculino.
 
Na final masculina a emoção voltou a ser muita, mas Vasco Ribeiro mostrou aquilo que já vinha a mostrar desde o início da manhã, para garantir o triunfo na etapa, com 16,90 pontos contra 12,35 de Afonso Antunes. Vasco quebrou assim um jejum de dois anos sem vencer etapas da Liga MEO Surf, regressando aos triunfos precisamente na praia onde tinha vencido da última vez. Esta foi a 11.ª vitória de Vasco Ribeiro na Liga MEO Surf, que o relança na luta pelo título nacional. O tetracampeão nacional subiu ao 3.º posto do ranking, ficando a 460 pontos de Kikas e 590 do líder Afonso Antunes.
 
Já na final feminina até foi Gabriela Dinis que começou melhor, mas rapidamente Teresa Bonvalot usou a experiência para dar a volta ao texto. Destaque para uma nota de 8,25 pontos, graças a apenas uma incrível manobra numa junção. Teresa acabou a final com 14,75 pontos contra 9,65 da jovem Gabriela Dinis. Este foi o 18.º triunfo da carreira de Teresa Bonvalot, de 20 anos, na Liga MEO Surf, que fica assim a “apenas” seis vitórias de igualar o histórico recorde de Patrícia Lopes. Este desfecho fez com que Teresa roubasse a licra amarela, símbolo da liderança do ranking, a Carolina Mendes, tendo, agora, 260 pontos de avanço para Carol e 410 pontos para a campeã nacional em título Yolanda Hopkins.
 
Após a terceira etapa da Liga MEO Surf, Afonso Antunes e Teresa Bonvalot vão seguir para a recta final do circuito com a licra amarela na sua posse. As datas da quarta e quinta etapa da Liga MEO Surf, que irão ser decisivas para definir os títulos nacionais, serão anunciadas nos próximos dias.