Quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão

Quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão
Fotografia: D.R.

Iniciaram hoje os trabalhos da quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF), um estágio de orquestra que vai realizar dois concertos na Casa das Artes de Famalicão nos dias 2 e 3 de setembro. Este ano são quase 90 os jovens instrumentistas que compõem a orquestra, sob a direção artística do maestro José Eduardo Gomes.

Este estágio de orquestra sinfónica de curta duração promovido pela Casa das Artes de Famalicão vai decorrer de 29 de agosto a 3 de setembro e vai apresentar "Sem pedras não há arco" de Ângela da Ponte e a Sinfonia nº 1 de Gustav Mahler.

O número de vagas subiu este ano de 79 para 87 participantes, sendo distribuídas pelos instrumentos de cordas (26 violinos; 10 violas; 8 violoncelos; 6 contrabaixos); sopro (4 flautas; 4 oboés; 4 clarinetes; 3 fagotes; 7 trompas; 4 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo, 1 tuba e 1 harpa) e 6 instrumentos de percussão. Puderam candidatar-se jovens instrumentistas oriundos do concelho e/ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão.

A JOF insere-se no “RESART - Plano Residências Artísticas” da Casa das Artes no objetivo estratégico de incentivo à criação artística local e nacional nas diversas áreas, promovendo regularmente, residências artísticas de criação. Estas, integram o plano anual das residências artísticas das coproduções originais da Casa das Artes, e no Eixo II Novo Futuro/Emergentes, onde se destaca o projeto JOF, na área da Música.

Refira-se que a JOF conta também com a colaboração de um Conselho Consultivo constituído por representantes das direções das instituições de ensino artístico especializado e de ensino profissional de música do concelho: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

A presente edição da JOF conta com o apoio da Antena2, que gravará os concertos.