Quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão
Iniciaram hoje os trabalhos da quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF), um estágio de orquestra que vai realizar dois concertos na Casa das Artes de Famalicão nos dias 2 e 3 de setembro. Este ano são quase 90 os jovens instrumentistas que compõem a orquestra, sob a direção artística do maestro José Eduardo Gomes.
Este estágio de orquestra sinfónica de curta duração promovido pela Casa das Artes de Famalicão vai decorrer de 29 de agosto a 3 de setembro e vai apresentar "Sem pedras não há arco" de Ângela da Ponte e a Sinfonia nº 1 de Gustav Mahler.
O número de vagas subiu este ano de 79 para 87 participantes, sendo distribuídas pelos instrumentos de cordas (26 violinos; 10 violas; 8 violoncelos; 6 contrabaixos); sopro (4 flautas; 4 oboés; 4 clarinetes; 3 fagotes; 7 trompas; 4 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo, 1 tuba e 1 harpa) e 6 instrumentos de percussão. Puderam candidatar-se jovens instrumentistas oriundos do concelho e/ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão.
A JOF insere-se no “RESART - Plano Residências Artísticas” da Casa das Artes no objetivo estratégico de incentivo à criação artística local e nacional nas diversas áreas, promovendo regularmente, residências artísticas de criação. Estas, integram o plano anual das residências artísticas das coproduções originais da Casa das Artes, e no Eixo II Novo Futuro/Emergentes, onde se destaca o projeto JOF, na área da Música.
Refira-se que a JOF conta também com a colaboração de um Conselho Consultivo constituído por representantes das direções das instituições de ensino artístico especializado e de ensino profissional de música do concelho: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
A presente edição da JOF conta com o apoio da Antena2, que gravará os concertos.