O teatro está de volta à programação cultural do município de Angra e acontece, no palco do Grande Auditório do CCCAH, entre 2 e 18 de Outubro. Inicialmente prevista para Março a edição do corrente ano do Festival de Teatro teve de ser adiada face à pandemia até estarem reunidas todas as condições de segurança quer para o público, quer para os artistas , o que acontece agora.
A arte, como a vida, volta a dar de si, reinventando-se, questionando-se e questionando-nos. O teatro volta a marcar terreno, prova inquestionável da força de espírito da humanidade o que só por si sabe a vitória sobre o medo, sobre a dúvida, sobre o isolamento convidando-nos de novo à congregação para nos emocionarmos no plural. O teatro, sendo das primeiras formas de arte conhecidas e sendo, como é, em toda a sua globalidade, a mais extraordinária experiência dos sentidos, convoca-nos a não nos esquecermos que há mais no nosso projecto colectivo que a simples vontade de sobreviver, antes a vontade de nos exceder e superar a nós próprios e às nossas circunstâncias.
Este ano apostamos, à semelhança dos restantes eventos culturais e na senda daquilo que tem constituído a prioridade da política cultural do Município, nos nossos valores locais, não apenas porque é mais seguro, mas porque relembram-nos o nosso sentido de comunidade, de pertença, como a nenhum outro será possível da mesma forma, relembrando-nos que o talento, a inspiração e a inquietude, não têm moradas preferenciais, e também moram aqui, ao nosso lado. Portanto venha daí e vamos ao Teatro.
No dia 2 de Outubro podem assistir à peça “4 Sogras é Demais” do Pedra-Mó, a 7 de Outubro o grupo A Sala propõe-nos a peça “Boa Noite Mãe”, a 10 de Outubro é a vez dos Cães do Mar pisarem o palco com a peça “Cartas do Brasil” ; a 11 de Outubro “Uma Viagem pelos Tesouros do Mar” é o desafio feito pelo grupo de teatro infantil Galáxia aos mais novos , no dia 16 o Alpendreleva à cena “A Solidão da Casa do Regalo” e, a encerrar o Festival de Teatro deste ano, a Associação Dionysus apresenta o Teatro de Variedades do Porto Judeu no dia 18 de Outubro.
Todas as peças têm lugar no Grande Auditório do CCCAH, com início pelas 21h30, à excepção das peças que têm lugar ao domingo, a saber a peça infanto-juvenil do dia 11, que acontece em formato de matiné com início pelas 16h00, e o Teatro de Variedades do dia 18, que tem início às 18h00.
Os bilhetes para as peças de 2 e de 7 de Outubro, estarão à venda a partir do dia 28 de Setembro nos locais habituais. As vendas para as restantes peças de teatro têm lugar na segunda-feira anterior à realização das mesmas. O preço dos bilhetes é de 5,00 euros para a quase totalidade das peças, e de 3,00 euros para a peça infanto-juvenil.
Estarão em vigor todas as regras habituais para a prevenção do Covid 19, desde o distanciamento social à limitação de lugares, pelo que não perca tempo a assegurar a sua presença num evento que se quer vivenciar como a celebração da arte, da vida, e do direito à sublimação e ao espanto.