48ª Exposição Nacional de Columbofilia e 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia
Decorridos três anos e uma pandemia desde a última vez que se realizou, a Exposição Nacional de Columbofilia está de volta. Nos dias 19, 20, 21 e 22 de Janeiro, a Federação Portuguesa de Columbofilia irá organizar a 48.ª Exposição Nacional de Columbofilia e a 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas.
Este será o primeiro grande evento columbófilo do ano e uma oportunidade para o convívio entre todos os praticantes e amantes da modalidade.
Num espaço extraordinário, serão avaliados mais de 300 pombos-correio nas classes Sport e Standard, no âmbito da Exposição Nacional, e mais meia centena na Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia. Estarão presentes juízes classificadores que farão a observação e a classificação dos atletas.
Além da vertente desportiva, em que os pombos-correio e os seus criadores são os grandes protagonistas, o evento conta com um conjunto de iniciativas, com destaque para a visita de alunos das escolas do concelho de Torres Novas. Haverá animação e actividades para os mais novos, além de uma solta de pombos que, no dia 21, sábado, às 10h00, marcará a abertura oficial do evento ao público, bem como um momento musical com a Banda Operária Torrejense.
A Exposição Nacional reveste-se de especial importância também por ser o local onde é feito reconhecimento público da dedicação dos columbófilos, com a atribuição dos Prémios Mérito e Carreira, e a entrega de prémios desportivos relativos aos Campeonatos Nacionais, à Clássica Nacional de Fundo Valência e à Clássica Barcelona, provas disputadas em 2022.
A Exposição Nacional tem um cariz solidário, como já é hábito em eventos columbófilos. Assim, a entrada tem o valor de um euro que reverte na totalidade para a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas.
A Columbofilia é uma das modalidades desportivas portuguesas que mais títulos internacionais tem conquistado. Portugal foi inúmeras vezes campeão olímpico, da Europa, da associação ibero latino-americana e do mundo. Os pombos-correio, são verdadeiros atletas de alta competição, com treinos, dieta e períodos de descanso rigorosos que os seus treinadores, com quem mantêm uma relação de grande cumplicidade, fazem questão de cumprir.