XV Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos
A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos regressa, este ano, para a sua 15.ª edição, após o cancelamento forçado de 2020.
Entre 30 de Outubro a 01 de novembro, o certame trará consigo uma edição especialmente simbólica e comemorativa dos 15 anos de existência de uma mostra de inspiração doceira, naquele que é o último convento existente no concelho, o belíssimo e intemporal Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços de Figueiró dos Vinhos.
A abertura da XV Feira de Doçaria Conventual está marcada para as 11h00 do último sábado de Outubro, iniciando um fim-de-semana pleno de doces conventuais, saborosos licores e uma programação cultural enriquecida, como habitualmente, por artes plásticas, cénicas e musicais. Durante 3 dias, o Convento será o palco dos talentosos músicos figueiroenses, Nuno Sá e João Gil, que abrilhantarão as tardes dos visitantes. Os mais novos serão brindados com a possibilidade de participar no Workshop “Nomes iluminados” que lhes permitirá, não só, conhecer como os monges escreviam no seu tempo, mas também, reproduzir pessoalmente, essa forma de escrita.
O Workshop, que terá lugar na tarde de sábado dia 30 de Outubro, é direccionado a crianças dos 6 aos 12 anos, tendo número limite de participantes, pelo que os interessados deverão inscrever-se até dia 27 de Outubro, através do número 916 206 446. Domingo, dia 31 de Outubro, será dia de Teatro pelas Companhias ‘Três Irmãos’ e ‘As Contadeiras’, que trarão, até nós, “Eça Agora”, uma peça que leva o público a viajar pela vida e obra de Eça de Queiroz, através da arte da Contação de Histórias, exaltando a intemporalidade da sua escrita e do seu vocabulário de uma forma descontraída e descomplicada.
Na edição de 2021, vigorarão, ainda, as necessárias medidas e normas de higiene e segurança preconizadas pelas autoridades de saúde e pelo Governo português, para que todos, visitantes e doceiros, possam usufruir plenamente deste certame.
Figueiró dos Vinhos deixa, desta forma, o convite a todos os que queiram viajar no tempo e na história, a visitar o belíssimo espaço do séc. XVI, erigido por Pero de Alcáçova de Vasconcelos, e a saborear os segredos dos nossos antepassados, celebrando connosco aquela que é a 15.ª feira de exaltação à doçaria conventual portuguesa.