100 anos após o seu nascimento, recordemos Saramago - Um famoso clássico da literatura universal

100 anos após o seu nascimento, recordemos Saramago - Um famoso clássico da literatura universal
Fotografia: Ana Margarida Gomes

Entramos no distrito de Beja e dirigimo­nos à capital. Como nos conta José Saramago na sua obra “Viagem a Portugal”, é em Beja que a freira Mariana Alcoforado escreve as suas cartas de amor ao Marquês de Chamilly. Estas cartas de um amor proibido deram origem a uma obra que se tornou num famoso clássico da literatura mundial. Em Beja existem muitos monumentos a visitar, como não podia deixar de ser, também aqui existe um castelo que vale a pena descobrir. Com várias conquistas e reconquistas ao longo dos anos, Beja foi mudando de toponímia, mas houve um nome que ainda hoje é associado à cidade: Pax Julia. Ainda hoje este nome é utilizado, como por exemplo no teatro municipal. Se tiver tempo aproveite ainda para visitar o museu regional de Beja, a igreja de Santa Maria e a Villa romana de Pisões.

Vamos agora em direcção a Aljustrel. O que aqui chama a atenção do visitante é o património ligado à exploração mineira. Exploradas desde o período romano, as minas de Aljustrel têm estado em constante activação e desactivação. Foi criado um espólio no museu municipal e é possível visitar as várias minas. Antes de deixar Aljustrel pode ainda ver o castelo e a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, à qual estão associados vários milagres e lendas.

“Isto não é Portugal, é um pedaço enxertado de outro mundo”, observa Saramago quando chega ao Pulo do Lobo. Este é um dos locais mais bonitos do Guadiana, onde as rochas têm um desnível com quase 14 metros de altura dando origem a uma cascata. Reza a lenda que a cascata se chama assim pois as margens eram tão estreitas e apertadas que um lobo conseguia, num salto, passar de uma margem para a outra. Ainda no concelho de Mértola, podemos visitar o castelo e a mina de São Domingos.

Praia à vista! Chegámos a Odemira, um dos poucos concelhos do Alentejo que se encontra no litoral. A praia da Zambujeira do Mar é, provavelmente a mais famosa do concelho, devido ao festival de música que aqui acontece anualmente. É em Odemira que se localiza “a princesa do Alentejo”, Vila Nova de Milfontes, o destino de férias mais procurado da região.