Projeto Próxima Cena arranca em novembro, com digressão nacional de Pranto de Maria Parda

Projeto Próxima Cena arranca em novembro, com digressão nacional de Pranto de Maria Parda

Próxima Cena, o novo projecto do Teatro Nacional D. Maria II que pretende levar teatro a zonas do país de baixa densidade populacional, tem início já neste mês de novembro, com a digressão de Pranto de Maria Parda, espectáculo com encenação de Miguel Fragata que revisita o clássico de Gil Vicente escrito precisamente há 500 anos, em 1521.

Estreado na Sala Estúdio do D. Maria II a 21 de Outubro, onde permanecerá em cena até 5 de novembro, Pranto de Maria Parda parte, logo de seguida, em viagem pelo país, passando pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela – ACERT (9 e 10 de novembro), pelo Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima (18 e 19 de novembro), pelo Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais (25 e 26 de novembro) e pelo Teatro Micaelense, em Ponta Delgada (21 e 22 de Janeiro de 2022).

Um monólogo interpretado por Cirila Bossuet, que conta com música dos rappers Capicua e Xullaji, este Pranto de Maria Parda propõe-se vaguear pelas ruas de Lisboa, à escuta da voz daqueles que a cidade escolheu deixar de lado (hoje, como há cinco séculos), pensando sobre as questões do racismo e do feminismo que o texto actualmente convoca.

No próximo ano, o Próxima Cena continuará a viajar por outras regiões do país, desta vez com a incursão do actor António Fonseca pel’Os Lusíadas, de Luís de Camões, a epopeia que pode ser uma metáfora da nossa condição de seres históricos, em qualquer local, tempo ou contexto cultural. No espectáculo Os Lusíadas como nunca os ouviu, António Fonseca guia o espectador por esta história de um conjunto de homens que se lançam no espaço desconhecido por razões absolutamente contraditórias.

A partir de Janeiro de 2022, Os Lusíadas como nunca os ouviu chegará ao Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo (20 a 22 de Janeiro), ao Centro de Artes do Espetáculo de Sever do Vouga (27 a 29 Janeiro), ao Cine-Teatro Marques Duque, em Mértola (3 a 5 de Fevereiro) e ao Cine-Teatro de Torre de Moncorvo (10 a 12 de Fevereiro).

O Próxima Cena é um projecto que assenta na universalização do acesso à cultura e no desenvolvimento e valorização de públicos, em territórios do país de baixa densidade populacional, onde a oferta cultural poderá não ser tão frequente ou consistente. O BPI e a Fundação ”la Caixa” são mecenas deste projecto, numa óptica de promoção da igualdade no acesso à fruição cultural.

Na Temporada 2021-2022, o Próxima Cena chegará a Mértola, Montemor-o-Novo, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Sever do Vouga, Tondela, Torre de Moncorvo e Vinhais.