Portimão vai ser a capital mundial do Ultimate de Praia e recebe cerca de 1200 atletas

Portimão vai ser a capital mundial do Ultimate de Praia e recebe cerca de 1200 atletas
Fotografia: D.R.

Durante os dois próximos fins-de-semana, a Praia da Rocha vai acolher os campeonatos Europeu e Mundial de Ultimate de Praia, que reunirão em Portimão a nata da modalidade, popularmente conhecida por frisbee, sendo esperados cerca de 1200 atletas.

As duas provas foram agendadas para Portimão na sequência do sucesso verificado com o Campeonato Europeu de Nações, realizado na Praia da Rocha em 2019 no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, e este regresso decorre da estratégia municipal em promover eventos desportivos relevantes, que contrariem a quebra de atrativos turísticos, comum nesta época do ano.

A primeira competição será o 2º Campeonato Europeu de Clubes de Ultimate de Praia (EBUCC), marcado para os dias 14, 15 e 16 de outubro, no qual competirão cerca de 900 participantes, com jogos diários entre as 8h00 e as 18h00.

Na sua 2ª edição, o EBUCC contará com 61 equipas oriundas de 17 países do Velho-continente, divididas em três divisões (mista, feminina e masculina), estando as finais agendadas para domingo, dia 16 de outubro, com a seguinte programação: 12h30 - divisão feminina; 13h45 - divisão mista; 15h00 - divisão masculina.

De 19 a 22 de outubro, será a vez de três centenas de praticantes com 45 anos ou mais mostrarem toda a sua mestria no Campeonato Mundial de Clubes de Ultimate de Praia na divisão Great Grand Masters (WFDF).

Este evento conta com 16 equipas oriundas da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão, estando as finais marcadas para o dia 22, a partir das 16h00.

Para receber as duas provas, o areal da Praia da Rocha vai ser transformado em 12 campos de jogo, nos quais serão disputadas perto de 350 partidas durante os próximos fins-de-semana.

Segundo Sofia Campos Pereira, diretora de ambas as competições, “será fantástico ver ultimate de praia jogado a um nível tão elevado e a escolha da Praia da Rocha foi algo natural, por todas as condições que oferece e pelo apoio proporcionado pelo Município de Portimão.