No Teatro São Luiz, o Outono começa logo em Setembro

No Teatro São Luiz, o Outono começa logo em Setembro
Fotografia: Jose Caldeira

O Teatro São Luiz regressa em Setembro com a nova temporada 2023/24. Até ao final de Dezembro, o Outono no São Luiz faz-se de Teatro, Dança, Música e Conversas, numa programação feita de estreias, regressos e momentos de celebração. Logo no dia 2 de Setembro, numa Festa de Abertura de Temporada, a entrada é gratuita para uma noite de música e muita animação, com o concerto de Suzie and the Boys e a sessão de dj e vjs de João Pedro Fonseca e Manuel Bogalheiro, Zabra Soundscapes.

A ópera A Tempestade, com texto de William Shakespeare e música de Jean Sibelius, numa encenação de António Pires, é a primeira grande estreia em palco e junta o Kyiv National Operetta’s Theatre, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro do Festival de Verão – Projecto Participativo. Outras estreias se seguirão, com espectáculos dos Artistas Unidos (Europa, de David Greig, com encenação de Pedro Carraca, em outubro), de Cão Solteiro & Vasco Araújo (Abstract, em Novembro), Sónia Baptista (Sweat, Sweat, Sweat, inserido na Alkantara Festival, em Novembro) e Teatro Praga (Bravo 2023!, em Dezembro). No São Luiz estarão, ainda, espectáculos de Cátia Pinheiro (Carta à Matilde, em Setembro), Tiago Correia (O Salto, em Outubro), Calixto Neto e Marcelo Evelin (no Alkantara Festival) e Miguel Pereira (Miguel Meets Karima, em Dezembro).

A 28 de Setembro, recorda-se Pedro Gonçalves no concerto Um Olhar Que Era Só Teu – A Música dos Dead Combo, um encontro de quem o acompanhou, no palco e no público, ao longo de muitos anos, para abraçar a alegria e a tristeza. Nesta temporada inicia-se uma colaboração entre o Teatro São Luiz e o MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e mantém-se a ligação à Orquestra Sinfónica Juvenil, que ali comemora o seu 50º aniversário, e à Orquestra Metropolitana de Lisboa, que ali leva o seu projecto Musicar, com pessoas cegas ou com baixa visão e pessoas surdas. Em Novembro, um regresso: Carlos Maria Trindade apresenta, num concerto para piano solo, as músicas do seu novo disco que deverá sair até ao final de 2023.

Desta temporada fazem também parte conversas, lançamentos de livros e de discos e sessões de cinema, como virino kaj naturo #_, ópera filmada ecofeminista e ecomulherista de Ilda Castro e Vítor Rua e o programa Topografias Imaginárias – Do punk ao near silence, do Arquivo Municipal De Lisboa – Videoteca, um ciclo de visionamentos comentados onde se mapeia o encontro entre o cinema, a música e a cidade de Lisboa, com sessões sobre os Censurados, os Pop Dell’Arte, Manuel João Vieira e os Irmãos Catita, o Rock Rendez Vous, entre outros. Destaque, ainda, para Kilombo, com curadoria de Aurora Negra, reunião de artistas que, com a sua arte, têm contribuído para a criação de sonhos e utopias, numa programação que inclui conversas, performances e espectáculos de música.

É já depois das férias que chega o Outono ao Teatro São Luiz.

Conheça a programação deste Outono e leia o texto de apresentação do diretor artístico do Teatro São Luiz, Miguel Loureiro.

https://egeac.us5.list-manage.com/track/click?u=e8bb125529a98ba0dc7db4e87&id=cda1c15424&e=873b537e4b