Nau Nau Maria
Nau Nau Maria, uma criação original de Alice Azevedo, tem estreia marcada para os dias 3 e 4 de Março, no Cine-Teatro Torre de Moncorvo, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Segue-se depois uma longa digressão, entre Março e Outubro, que passará por mais de 10 concelhos do país.
Partindo da adaptação da História Trágico-Marítima (editada no séc. XVIII por Bernardo Gomes de Brito), Nau Nau Maria propõe uma viagem atribulada por esta que foi a mais magna desventura portuguesa. Com direcção de Alice Azevedo, o espectáculo conta com dramaturgia da própria e de Cristina Carvalhal e Leonor Buescu. Em palco, para dar corpo a esta desventura, estarão Cire Ndiaye e João Nunes Monteiro.
Nau Nau Maria inicia a sua digressão no norte do país, em Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Fundão. Seguem-se depois vários concelhos no Centro e no Alentejo, até ao final do ano.
Uma produção da Causas Comuns, em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II, o espectáculo integra o projecto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, do BPI e da Fundação ”la Caixa”, que assenta na universalização do acesso à cultura e no desenvolvimento e valorização de públicos, em territórios de baixa densidade populacional. Criado em 2021, o Próxima Cena passou já por 8 concelhos do país, com os espectáculos Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, numa encenação de Miguel Fragata (2021) e Os Lusíadas como nunca os ouviu, uma falação integral da obra de Luís de Camões, por António Fonseca (2022). Neste ano de 2023, o projecto apresenta Nau Nau Maria, de Alice Azevedo, a partir da História Trágico-Marítima.