Luzes de Natal já iluminam as ruas de Cantanhede

Luzes de Natal já iluminam as ruas de Cantanhede
Fotografia: D.R.

A atmosfera característica do Natal regressou a Cantanhede com a inauguração das iluminações de Natal, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.

De referir que este ano as luzes vão permanecer ligadas até de madrugada apenas nas noites de Natal e de Ano Novo. Nos restantes dias, serão desligadas à meia-noite, numa medida que visa a poupança energética.

Foi neste ambiente que o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, assinalou simbolicamente no dia 10 de dezembro, o “início” da época de Natal.

Na ocasião, o autarca começou por referir “nestes tempos exigentes e difíceis, todos estamos convocados para o desafio da poupança energética, seja pela diminuição do consumo seja por via de utilização de materiais e técnicas mais eficientes”. “Não é apenas uma questão de sustentabilidade ambiental, mas também solidariedade e atenção para com aqueles que neste momento atravessam situações socioeconómicas muito difíceis e nos convoca para um apoio maior”, explicou.

Pedro Cardoso adiantou que sem descurar a tradição antiga de dinamização do comércio local, reforçada com o Mercadinho de Natal e a animação da tenda, “esta é também uma forma de estimular a vinda à cidade, de valorização dos artesãos e dos produtos locais”.

A terminar, o vice-presidente do Município resumiu: “mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra natalícia é o objetivo do vasto programa de animação que o Município de Cantanhede promove no âmbito de uma parceria que envolve a Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural”.

A programação de Natal deste ano estende-se até 6 de janeiro de 2023.

Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva vai ser palco de exposições, concertos, presépios, mercadinho, teatro, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais.

Antes de serem ligadas as luzes houve atuações musicais, foi inaugurado o “Monumental Presépio em Cortiça”, de Samuel Machado, e realizou-se uma parada de Natal com grupos de dança e quadros alegóricos. Um desfile centrado na figura do Pai Natal, que estará todos os dias na Praça Marquês de Marialva, até dia 23. Também até esse dia estará a funcionar a tenda de Natal, com uma programação variada. Novidade este ano é a projeção de um vídeo mapping na fachada da Igreja Paroquial.

Da programação consta também uma tômbola de Natal, até dia 6 de janeiro de 2023 e ainda um carrossel para crianças, até 7 de janeiro.

Ainda no âmbito desta quadra, a Biblioteca Municipal está a acolher a exposição "Nasceu um Menino", uma mostra que reúne trabalhos dos jardins de infância dos agrupamentos de escolas do concelho.