Caminhos da Pedra: Concerto de Rui Massena

Caminhos da Pedra: Concerto de Rui Massena

Piano Solo é o nome do concerto que Rui Massena vai dar no próximo dia 9 de Outubro, sábado, a partir das 21h30, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. Integrado na programação cultural em rede Caminhos da Pedra, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o espectáculo tem entrada gratuita, mas sujeita a levantamento prévio de convite na bilheteira do Teatro, de segunda a sexta, entre as 15h e as 18h30. Para reservas, todos os interessados devem usar o email bilheteira.teatrovirginia@cm-torresnovas.pt

“Preciso de voltar a ouvir as minhas canções ao Piano. Já lá vão 3 álbuns e cinco anos desde que comecei este novo caminho. Em novembro de 2014 fiz os meus primeiros concertos a solo na Casa da Música e no CCB, ainda sem disco gravado. Quero agora ouvir como o silêncio mudou, como se alterou a visão da minha própria música, como a minha alma mudou. Quanto tempo tem agora cada música, cada gesto, cada reacção, cada aplauso. Senti-lo. Percebê-lo e deixar-me ir. “, Rui Massena

Os maestros são figuras fascinantes, quase sempre excêntricas, tocadas pelo génio. É certamente esse o caso de Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional que ajudou a transformar Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura num estrondoso caso de sucesso.

Assim aconteceu também com a Orquestra Clássica da Madeira onde foi maestro e director artístico durante 12 anos. Fora de portas, entre muitos concertos em numerosos países destaca-se o facto de ter sido maestro convidado principal da Orquestra Sinfónica de Roma entre 2007 e 2009 e a proeza de ter sido o primeiro Maestro Português a dirigir na mítica sala Carnegie Hall em Nova Iorque.

Dois exemplos da sua capacidade de extravasar as nossas fronteiras. Por cá, embarcou de corpo e alma na aventura Expensive Soul Symphonic Experience, um espectáculo em que uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do moderno hip hop dos nortenhos Expensive Soul e que rendeu um DVD de sucesso (o mais vendido em Portugal em 2012). Depois de se ter durante anos afirmado como maestro e director de orquestra, Massena tem vindo a construir uma sólida carreira como compositor e pianista.

A sua música está hoje presente nalgumas das mais importantes playlists mundiais da corrente Modern Classic e o seu nome é referido entre os expoentes de um género que agrega cada vez mais seguidores em todo o mundo. Em palco, Rui Massena aborda o seu reportório de forma intimista, através de uma selecção pessoal de temas dos seus quatro discos editados, abrindo também a porta à apresentação de novas canções.

Um espectáculo de grande qualidade com um extremo cuidado técnico, quer ao nível do som operado por João Paulo Nogueira, quer no plano da iluminação da responsabilidade da Tela Negra.