Cores Vivas patente na Biblioteca Municipal

Cores Vivas patente na Biblioteca Municipal
Fotografia: DR

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe até ao próximo dia 31 de Agosto, a exposição de pintura Cores Vivas, de Maria P. Pinto.

Composta por 19 trabalhos artísticos, a mostra apresenta um conjunto de trabalhos da artista, que integra criações produzidas desde a fase inicial da sua formação, com a exploração de técnicas de desenho e pintura, até às obras recentes, desenvolvidas após as aulas de pintura.  

Nas telas apresentadas, a autora recorreu a várias técnicas, nomeadamente acrílicos, aguarelas, lápis de cor e marcadores sobre papel e sobre telas, com temáticas figurativas e temas que transcendem os limites da imaginação, que nos transportam para um mundo de cores, formas e sentimentos. Cada pincelada revela a habilidade inata e a dedicação incansável que Maria P. Pinto coloca em cada trabalho.

Maria Pereira Pinto nasceu em Braga, no dia 25 de Junho de 2012. Revela, desde a mais tenra idade, um interesse genuíno pelo desenho e pintura, facto que a fez transformar esse gosto numa actividade diária, que a cativa por completo. Pintar é a sua forma privilegiada de comunicar e desvendar o seu mundo interior, expressando nos trabalhos que cria as emoções que marcam a sua vida.

Mesmo dedicando-se, diariamente, ao desenho e à pintura, o gosto pela arte foi encarado pelos pais de Maria como natural, pois "todas as crianças gostam de desenhar e pintar quando são pequenas". No entanto, Maria diferenciou-se na prática e na persistência do seu amor pela pintura, criando trabalhos artísticos progressivamente mais elaborados e complexos.

Aos 7 anos, Maria Pinto manifestou o desejo de receber aulas de pintura e, em 2021, iniciou a aprendizagem formal no ateliê de pintura "É.Art Atelier", em Cantanhede, sob a orientação da artista plástica e professora, Christine Francisco.

Para além da pintura, Maria tem outras actividades que a inspiram: ávida apreciadora de música, domina o violino com maestria e encanta a todos com sua voz angelical, integrando o coro Academia Juvenil de Música de Cantanhede. A jovem pintora também aprecia a leitura, os jogos de tabuleiro e as brincadeiras com a irmã mais nova. Os passeios na natureza, em família, são ocasiões especiais que nutrem sua criatividade e lhe proporcionam experiências diversificadas e enriquecedoras para utilizar na pintura.

Maria P. Pinto assina os seus trabalhos artísticos com o nome Maria P. Pintoâa e tem uma página no Instagram em MMPintoRa.