Ciência 2023: Oceano é o ponto de partida para o maior encontro anual de ciência e tecnologia do país

Ciência 2023: Oceano é o ponto de partida para o maior encontro anual de ciência e tecnologia do país
Fotografia: DR

Está prestes a arrancar mais uma edição do Encontro Ciência – o maior fórum anual de ciência, tecnologia e inovação em Portugal. É já nos próximos dias 5, 6 e 7 de Julho que o Campus Universitário de Santiago, da Universidade de Aveiro, recebe o evento cujo mote “Ciência e Oceano para além do horizonte” será o ponto de partida para a apresentação de alguns dos principais temas de investigação e desenvolvimento em Portugal.

Nesta edição, o Encontro Ciência 2023 viaja até Aveiro, cidade onde a ciência se constitui como um dos grandes pilares de desenvolvimento. Ao longo dos três dias do encontro serão dinamizadas seis sessões plenárias, com temas tão diversos como o clima, a economia do mar ou a alimentação, e 30 sessões temáticas paralelas que se debruçam sobre temas diferenciados como a economia azul, circular e sustentável, a biotecnologia, as energias renováveis, a saúde, entre muitos outros tópicos. Do conjunto de mais de 180 oradores fazem parte nomes como Emanuel Gonçalves (Fundação Oceano Azul), Eva Calvo (Institute of Marine Sciences), Spyros Kouvelis (Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Organização Europeia de Direito Público), Joana Xavier (CIIMAR) e Estrela Matilde (Fundação Príncipe). O país convidado é a Espanha, destacando-se o dinamismo do intercâmbio e da cooperação científica existente entre os dois países.

No segundo dia do evento, a 6 de Julho, destacamos ainda uma sessão especialmente destinada ao público da cidade, com a exibição de um documentário premiado sobre investigação e salvamento de espécies marinhas, e a palestra, em tom descontraído, “Do fundo do mar ao fundo do prato!”, pelos investigadores Ana Hilário e Ricardo Calado, do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. O momento está marcado para as 19.00.

Helena Vieira é a comissária desta edição. É investigadora coordenadora e detém, actualmente, a Cátedra em Economia do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais na Universidade de Aveiro/CESAM, financiada pelo programa European Research Area. Foi este ano seleccionada para integrar o Mission Board da Missão Europeia “Restaurar os nossos oceanos e águas até 2030”, onde fará a ponte entre a Comissão Europeia e Portugal.

O Encontro Ciência 2023 é uma iniciativa promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Universidade de Aveiro. Conta com o apoio institucional do Governo através da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como o apoio da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.