Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água

Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai assinalar o Dia Internacional da Floresta e o Dia Mundial da Água.

A primeira iniciativa decorre na escola EB/JI de São Pedro a 21 de Março e faz parte da acção prevista no Programa de Gestão Ambiental “arborização das escolas básicas do concelho”.

Tratando-se de um dia comemorativo de um dos "organismos vivos" mais necessários à vida na terra, a escola vai preparar os conteúdos programáticos sobre a importância das florestas e mais concretamente das árvores como companheiras diárias que invisivelmente nos abrigam, alimentam, protegem e nos ajudam a respirar.

Numa altura em que se fala diariamente sobre as alterações climáticas, celebrar a floresta é também alertar para melhorar a qualidade ambiental e solicitar mais acções para as preservar e conservar.

Para o Dia Mundial da Água, 22 de Março, as iniciativas, a realizar também no âmbito do Programa de Gestão Ambiental, vão abordar a importância da água e do seu consumo tem estado na ordem do dia um pouco por todo o mundo. O ciclo da água trata da circulação deste recurso entre o mar, a terra e a atmosfera e que se interliga com os restantes recursos naturais, daí ser necessário educar para um melhor aproveitamento, consumo e melhorar a partilha da água com os ecossistemas vitais que compõem o nosso planeta.

Assim, foi solicitado aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ponta Delgada que fizessem uma apresentação às turmas do 1ª ciclo da escola EB/JI Eng.º José Cordeiro sobre o ciclo da água e da importância da vegetação e das árvores na conservação deste recurso fundamental, sensibilizando para melhores hábitos de consumo pois na época estival a água também pode se mas escassa na nossa região.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai melhorar a arborização do recinto, por forma a que o espaço exterior e o solo retenham melhor a água naquele espaço.