Biblioteca Municipal de Estarreja: 18 anos ao serviço da cultura e da comunidade

Biblioteca Municipal de Estarreja: 18 anos ao serviço da cultura e da comunidade
Fotografia: D.R.

Em outubro, a Biblioteca Municipal de Estarreja celebra a entrada na maioridade. São 18 anos de serviço à comunidade com as portas sempre abertas para receber utentes de instituições, estudantes, emigrantes, famílias, miúdos e graúdos, que participam ativamente na atividade regular, em torno do livro e da leitura, que acontece ininterruptamente ao longo do ano. Para comemorar esta data, a Biblioteca Municipal apresenta um programa com contos, histórias, jantar literário, exposições e livros para todas as idades, durante o mês de outubro.

A festa arranca na manhã do dia 1 com a sessão “Papinha de Mimos para Bebés Curiosos” com Cândida Luz, feita de sons do mundo, de canções, de gotas doces de chuva, de legumes mágicos e de muitos miminhos. À tarde, Maria Cabral Mendonça, nascida em Estarreja, apresenta o seu mais recente romance “Tininha da Salga”, baseado em personagens imaginárias e outras bem reais que cruzaram a sua infância.

Nos dias 6 e 7, Bru Junça está lado a lado, ao pé do ouvido e à mão de contar histórias junto à orelha, na sessão “Cantos, Contos e Recontos”.  Já no dia 8, a contadora de histórias dirige a ação de formação “Livro é um Lugar”. E o Grupo de Boardgamers de Aveiro promove um encontro de “Jogos de Tabuleiro” onde podem ser descobertos jogos modernos. Tudo isto em família ou com amigos.

A Biblioteca salta para o Parque Municipal do Antuã e, no dia 7, inaugura a “Cabine de Leitura”. Uma antiga cabine telefónica dá lugar a uma minibiblioteca comunitária. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de promoção da leitura fora de portas, fomentando o contacto com o livro e estimulando a curiosidade e o desejo de ler, sob o mote “Levar, Ler, Devolver”, num espaço fruição e lazer público e acessível a todos.

Este ano, o “Jantar Literário”, dia 14, está de regresso e a comunidade é convidada a sentar-se à mesa com a sexóloga e psicoterapeuta Marta Crawford para uma conversa sem rodeios e sem tabus. Mais tarde, a narradora Cláudia Fonseca acompanhada pelo músico João Paulo Oliveira encerram a noite com uma sessão de “Contos Eróticos” que mistura contos, pequenas leituras, poesia, música e muita conversa animada.

No dia seguinte, há duas propostas a não perder. A inauguração da exposição “Eu Sinto” de Maria Teresa Dias que aborda o universo da emoção feminina, materializado pela utilização do bordado em papel e a colagem. E a apresentação do livro “9 Contas” pela autora Alexandra Eira, que retrata a história de Maria, uma menina de 12 anos, que adora ler.

A Cerciesta junta-se a esta celebração e, no dia 22, promove a oficina de costura “Bonecas de Trapos”. Dia 29, as histórias encantadas ganham vida num momento de partilha entre pais e filhos na atividade “Histórias em Família”.

Como podemos evoluir a pessoa que somos? Como podemos evoluir a consciência de todos os acontecimentos da nossa vida?  Sandra Ribeiro encerra a programação do 18.º aniversário da Biblioteca com a apresentação do seu livro “A Escadaria da Consciência” que responde a estas e a tantas outras questões.

Premiar, com livros, os melhores leitores é mais uma das ações comemorativas desta instituição, que é um marco cultural do concelho. Nas 4 categorias existentes – crianças até aos 12 anos, jovens entre os 13 e os 17 anos, adultos e Instituições – serão homenageados aqueles que ao longo deste último ano fizeram da Biblioteca a sua segunda casa.

As comemorações estendem-se ao digital com passatempos a decorrer durante todo o mês de outubro na página de Facebook da Rede de Bibliotecas de Estarreja, com desafios e oferta de livros.

Programação completa.