“Alma Lusa” em exposição em Vieira de Leiria
“Alma Lusa” é o título da exposição de pintura da autoria de Artem Usá, que foi inaugurada este sábado, 29 de Abril, na Galeria Municipal Tony Vitorino, em Vieira de Leiria.
A abertura da exposição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, Rui Rodrigues; da artista Artem Usá; do curador da exposição, Aquilino Ferreira; entre outros convidados.
O presidente da Câmara felicitou a artista pela qualidade das obras apresentadas e reforçou a importância desta Galeria Municipal para a divulgação da cultura, convidando a população do concelho a conhecer a exposição. Aurélio Ferreira destacou “a programação regular que a Galeria Tony Vitorino tem apresentado, o que permite a dinamização deste espaço e a oportunidade que se dá à população do concelho de poder contemplar arte”.
Artem Usá é uma artista internacional que trabalha e vive em constante inquietação em busca do belo. Transforma a sua energia e paixão em mancha e matéria pictórica. As suas pinturas abstractas/figurativas são “o resultado de uma tradução de emoções, onde se encontram a cor, a textura e o amor pela beleza e cor, que emerge através de uma técnica segura e forte na composição, deliciando o olhar dos que observam a sua arte”.
A artista aborda temas de uma maneira muito particular, e uma das temáticas favoritas em Artem Usá, são os cavalos, que surgem naturalmente, numa complexidade abstracta, entendidos como um animal místico, que simbolizam a liberdade. Também os temas étnicos, são recorrentes, com forte cariz humano, na sua máxima essência tradicional.
Artem Usá, utiliza técnicas mistas, onde funde, acrílicos, óleos, pasteis e materiais nobres, numa sobreposição lenta, camada por camada, com vigorosas cores, obtendo assim, obras que vão da simplicidade mínima, à maior das complexidades, da realidade ao abstracto, e com ligeiras e minuciosas incursões oníricas.
A exposição “Alma Lusa” está patente até ao dia 27 de Maio, podendo ser visitada todos os dias, das 9h00 às 20h00. A entrada é gratuita.