“A Furgoneta” do Teatro de Balugas a caminho da Hungria
| Companhia de teatro de Barcelos representa Portugal no Festival Internacional de Teatro Amador da International Amateur Theatre Association, que decorre de 19 a 25 de Junho de 2023
Depois de ter sido seleccionada, em 2021, para o Mondial du Théâtre, no Mónaco, o mais importante festival de teatro amador do mundo, e de, no ano passado, ter estado na Catalunha para o maior festival de teatro amador da Europa, o Festival Internacional de Teatre Amateur de Girona, a companhia portuguesa segue agora para a Hungria. O certame integra a programação do Theatre Olympics 2023 e conta com 10 companhias de várias partes do mundo, como Geórgia, Polónia, Lituânia, Países Baixos, Japão, Marrocos, Eslováquia, Singapura, França e Portugal. “A Furgoneta” do Teatro de Balugas estará em cena nos dias 21 e 22 de Junho, no Csokonai Fórum, na cidade de Debrecen.
A peça é sobre a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa, até a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados com um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos veem-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias, à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa.
O trabalho, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, já tinha sido distinguido com o prémio Mecenate Teatro Amatoriale para melhor espectáculo internacional de teatro amador em Itália, e foi finalista para melhor espectáculo internacional nos prémios ESCENAMATEUR em Espanha. Este ano, venceu o Prémio do Público no Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho.