40 Curtas-metragens de jovens realizadores portugueses em competição no festival Festival YMOTION 2022

40 Curtas-metragens de jovens realizadores portugueses em competição no festival Festival YMOTION 2022
Fotografia: D.R.

Já são conhecidas as 40 curtas-metragens que integram as várias secções competitivas do Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão, cuja 8ª edição se vai realizar de 21 a 26  de novembro.

Ao todo foram seleccionadas 40 curtas-metragens de jovens realizadores, a grande maioria com idades até aos 22 anos, vindos de todas as partes do país (do Continente às Ilhas) e muitas delas feitas por realizadores em contexto escolar fora de Portugal. É uma selecção, cuja diversidade dos filmes é exaltante, no sentido em que se encontram novas forma de linguagem, que muitas vezes surpreendem pelo tom narrativo, mas também por uma via exploratória com obras de cinema experimental e do real. Já a competição de ficção revelará certamente nomes de jovens cineastas emergentes.

"O comité de selecção congratula-se pela grande diversidade geográfica das obras em competição. De Vila Nova de Famalicão surge uma fornada de jovens estudantes que fizeram filmes e que provam que esta coisa de Famalicão ser a capital do cinema jovem português não é um mito, é já uma realidade.", afirma Rui Pedro Tendinha, comissário do festival.

A concorrer para o Grande Prémio Joaquim de Almeida estão 20 obras, entre elas, e na categoria de documentário foram seleccionadas 5 filmes, para a categoria de animação foram escolhidas 10 curtas, maioritariamente de realizadores ainda em percurso académico, e foram ainda seleccionadas 10 curtas-metragens de alunos de escolas secundárias.

O júri da edição de 2022, presidido pelo argumentista Tiago R. Santos, é composto por Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, critico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lucia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador).

Recordar que nesta 8ª edição do YMOTION, vai ser prestada homenagem à atriz Soraia Chaves.