Palmela associa-se às Jornadas Europeias do Património 2021
O Município de Palmela associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património (24 de Setembro), iniciativa promovida pela Direcção Geral do Património Cultural, este ano, com o tema “Património Inclusivo e Diversificado”. Dia 25 de Setembro, às 10h00, realiza-se a iniciativa “No meu tempo…”, no Museu A Estação, em Pinhal Novo, uma visita orientada por um ferroviário, que partilhará histórias sobre o seu trabalho e vida na ferrovia.
No período da tarde, das 16h00 às 18h00, a Quinta da Invejosa - Filipe Palhoça Vinhos receberá a iniciativa “Património na palma da mão, e não só…”. Trata-se de uma visita sensorial à exposição documental de arqueologia “De Palmela ao Poceirão. Uma viagem arqueológica” e às vinhas, que convida à partilha de experiências e à descoberta, às cegas, do Património arqueológico e vitivinícola. Dia 28, às 17h00, o Museu Municipal apresenta a “Hora do Conto” online, com uma sessão de leitura inclusiva de um livro multi-formato sobre património ferroviário, gravada no Museu A Estação, em Pinhal Novo, assinalando também o Ano Europeu do Transporte Ferroviário.
A programação que assinala as Jornadas Europeias do Património no concelho de Palmela tem como entidades parcerias a Associação Bengala Mágica, o CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital - Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e a Adega Filipe Palhoça Vinhos.