“Vila Praia de Âncora em Poesia” reúne poemas de Francisco Sampaio

Homenagem da Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Comissão Organizadora do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora
“Vila Praia de Âncora em Poesia”, um livro que reúne poemas de Francisco Sampaio sobre a Vila centenária, é a mais recente edição municipal. A iniciativa teve por objectivo homenagear Francisco Sampaio, no dia em que completaria 88 anos, a passada sexta-feira. A Câmara Municipal de Caminha, numa parceria com a Comissão Organizadora do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, quis marcar a data com o lançamento da obra, um conjunto de poemas que falam da Vila que tanto amava e que escolheu para viver. A sessão, emotiva, decorreu no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e foi ainda integrada nas Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora.
O curriculum de Francisco Sampaio é longo, conhecido e reconhecido. Um homem que percebeu a importância do sector do Turismo para o país e para a região e que dedicou a esta área dezenas de anos de intenso trabalho, desde que presidiu à Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora, mas sobretudo entre 1980 e 2009, à frente da Região de Turismo do Alto Minho.
“Se há pessoas que tiveram razão antes do tempo, e eu acredito que sim, Francisco Sampaio foi um delas. Foi um visionário, mas sobretudo um homem de intensas paixões. A vida passou, mas a personalidade continua a inspirar-nos. Somos, e continuaremos a ser, felizes destinatários da sua herança, uma herança que temos obrigação de honrar e de fazer crescer”, refere o Presidente da Câmara de Caminha.
Rui Lages explica ainda que somos devedores, também por isso, a Francisco Sampaio “e, nesta edição, abraçamos as suas palavras, as suas histórias inspiradoras e intemporais. Recordamos aquele rosto sempre sorridente, sempre entusiasmado, sempre disponível para uma boa conversa. Um homem de família, um homem de amizades, um homem bom”.
Sobre a relação com Vila Praia de Âncora, o Presidente da Câmara lembra que foi apaixonado pela Terra que escolheu como a sua, característica que marcava toda a sua vida pessoal e profissional, “Foi apaixonado pelo trabalho, incansável. Foi apaixonado por todo um mundo de oportunidades que foi capaz de antecipar - o Turismo, área hoje eleita como a grande vocação do nosso Território, mas que é também determinante em termos nacionais. E Francisco Sampaio sempre o soube”.
Rui Lages lembra que Francisco Sampaio também apontou caminhos para o sucesso na área do Turismo, destacando já a gastronomia enquanto expressão autêntica da identidade do concelho e da região, enquanto factor diferenciador e motivação para quem nos visita.
“Somos um concelho comprometido com o futuro, mas também comprometido com a nossa história e com os que ajudaram a escrever as suas mais promissoras páginas. Ao Francisco Sampaio o nosso reconhecimento. Que bom ter-nos escolhido e ter ficado connosco”, conclui Rui Lages.