“Vamos dizer sim à paz”

“Vamos dizer sim à paz”
Fotografia: D.R.

O Encontro pela Paz está de volta à Póvoa de Varzim para a sua 22.ª edição e vai realizar-se, sob o tema "Vamos dizer sim à paz", de 7 de dezembro a 7 de janeiro de 2023.

O programa foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino e pelo coordenador deste projeto, Mário Ferraz, que organiza o encontro voluntariamente há já 24 anos.

O Vice-Presidente da Câmara constatou que o programa do Encontro pela Paz deste ano foi pensado para repor os valores, nomeadamente o de respeitar o próximo, que se têm perdido em virtude do cenário de guerra que atualmente vivemos. Portanto, e uma vez que as crianças têm um papel importante na replicação de comportamentos, a grande aposta passa pela educação pela paz em contexto escolar.

Assim, no dia 7 de dezembro, às 10h00, haverá uma inauguração da exposição “A Educação é a base da civilização”, composta por trabalhos de alunos do nosso concelho. Esta mostra, que terá lugar no Diana-Bar, contará com a animação da Dupla Maravilha – Francisco Cruz e Mara São Roque, assim como com a atuação da Orquestra de Cordas da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A 10 de dezembro, a Chama da Paz irá percorrer todas as freguesias da Póvoa, transportada por atletas do concelho, com destino ao Pavilhão Municipal, onde, no dia seguinte, às 15h00, se vai realizar a Cerimónia Encontro pela Paz.

Esta cerimónia vai contar com uma largada de pombos, no exterior do Pavilhão Municipal, com um concerto de Ivo Lucas e com a atuação de dança pela Dance Box. A este momento, segue-se a Marcha pela Paz rumo à Praça do Almada, local onde decorrerá uma atuação de alunos de canto e piano da Escola de Música, seguida de um minuto de silêncio e a deposição da flor branca na Taça da Paz, no Coreto. Caso as condições atmosféricas não permitam, as iniciativas previstas para a Praça do Almada serão realizadas no Pavilhão Municipal.

O Dia Mundial da Paz será assinalado simbolicamente, no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, no dia 1 de janeiro, às 16h00. O Encontro pela Paz termina a 7 de janeiro, às 21h30, com o encerramento da exposição no Diana-Bar – onde, até esta data, pode deixar a sua mensagem na Árvore da Paz.