Um farol da música ibero-americana

Um farol da música ibero-americana
Fotografia: D.R.

A sétima edição da EXIB Música, evento que pretende ser um farol da música ibero-americana e um fórum para a partilha de experiências, realiza-se entre 13 e 15 de outubro em Setúbal, com organização do exibproject e da Câmara Municipal de Setúbal.

A EXIB Música posiciona-se como uma Expo de Música que todos os anos reconfigura o seu formato em busca do seu próprio modelo, trazendo elementos de mercados tradicionais, feiras e festivais de música, para a tornar uma experiência de colaborações a partir da convivência entre artistas, programadores, comunicadores e o público.

Um projeto vivo, em constante mutação, a EXIB Música em Setúbal está empenhada em criar um espaço para o intercâmbio de experiências musicais, que quebra a barreira da distância entre países, a língua e as suas diversas culturas.

Assim, o zamba argentino, o fado português, o novo MPB do Brasil, a milonga uruguaia, os ritmos afro-peruanos, a canção latino-americana, as gaitas de foles, os cuatros, a percussão basca, ou as batidas eletrónicas podem ser fundidos numa Babel de sons ibero-americanos.

Cada EXIB incentiva a ação colaborativa entre criadores de música, num habitat afetivo e num ambiente amigável como a cidade de Setúbal, com uma rica história cultural e patrimonial, explorando novas dinâmicas de aproximação profissional para uma gestão musical a partir de lógicas mais humanas e rompendo com os esquemas clássicos de rondas de negócios, para gerar espaços colaborativos numa cidade à escala humana, onde se fomentam encontros e conexões.

Esta edição terá o seu enfoque na cultura colaborativa, na cocriação e na economia circular como uma alternativa para a internacionalização e difusão das músicas ibero-americanas.

Serão três dias para o desenvolvimento de contactos profissionais ligados à divulgação e internacionalização das expressões musicais ibero-americanas, numa viagem que inclui diferentes palcos em diferentes locais, encontros de partilha e novas vias de circulação.

Este ritual anual, que invade a cidade de Setúbal, é vivido nas ruas e nos espaços públicos onde decorrem as atividades e é completado com a participação do público, que vem de diferentes partes da Europa para descobrir a nova música ibero-americana.

Inserido neste certame realiza-se o II Congresso de Música e Cidade, apoiado pela Direção-Geral das Artes, que apresenta o desafio de identificar as chaves gerais que desencadeiam o desenvolvimento das indústrias criativas ligadas à música nas cidades.

Os desafios que as cidades irão enfrentar nos próximos anos exigem uma visão que permita uma adaptação contínua a vários desafios de uma forma integrada e holística.

Conectar e colaborar – ser uma ponte entre a música – são as chaves que transformaram a EXIB Música num espaço de ação e reconhecimento da música da Ibero-América na Europa, premiado por diferentes organizações europeias de festivais, pelo seu trabalho sustentável e autogerido ao longo de oito edições, e que conta com o apoio de instituições como a Camara Municipal de Setúbal, a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e o Alto Patrocínio da Presidência da República.