Ténis de Praia regressa ao Campo de Jogos da Aldeia Ruiva

Ténis de Praia regressa ao Campo de Jogos da Aldeia Ruiva
Fotografia: D.R.

O Campo de Jogos da Aldeia Ruiva volta a receber, de 16 a 24 de Setembro, mais uma edição do Fluvial Beach Tennis Tour, um conjunto de provas que fazem parte do calendário da Federação Internacional de Ténis, depois do sucesso da primeira edição em 2022.

Os melhores atletas do Ténis de Praia Mundial, oriundos de pelo menos dezanove países e quatro continentes diferentes, irão voltar a pisar a areia do Campo de Jogos da Aldeia Ruiva e marcar presença no torneio que o Município de Proença-a-Nova acolhe pelo segundo ano consecutivo.

Nuno Pissarra, diretor da prova afirma que o sucesso da primeira edição promete repetir-se este ano, com as inscrições a aumentarem relativamente ao ano anterior. “Há equipas que não vão poder estar nos quadros competitivos por haver excesso de inscritos. O critério de entrada vai ser em função da posição que ocupam no ranking mundial. Só para o primeiro torneio temos já cerca de 40 equipas masculinas e 16 equipas femininas inscritas”, confirmando assim as expectativas iniciais.

Para a segunda edição, está prevista a realização de um torneio adicional, sendo possível assistir a duas Beach Tennis (BT) 10, duas Beach Tennis (BT) 50 e ainda uma BT 100, a prova rainha e que irá reunir os melhores praticantes da modalidade. Dar nota que o número de cada prova equivale na mesma medida ao número de pontos que os atletas vencedores irão acumular no ranking pessoal. Por exemplo, a BT 100 será considerada a prova com maior relevo, por ser aquela que mais pontos irá distribuir pelos vencedores, podendo esperar-se maior intensidade e expectativa para os duelos deste torneio, a realizar-se nos últimos três dias de competição.

À semelhança do ano anterior, no último dia de provas (domingo, 24 de Setembro) será organizado, em cooperação com a Associação de Ténis de Castelo Branco, um campeonato regional para promover a prática do desporto direccionado especificamente para atletas da região.

Francisco Paula, também diretor de prova, destacou o papel fundamental deste tipo de eventos como “motores de desenvolvimento para a economia regional, entre restauração e hotelaria do concelho de Proença-a-Nova. Organizamos este evento para um data de época baixa do ponto de vista turístico justamente para que este tipo de comércio continue a lucrar mesmo após o fim da época balnear. Esperamos que estes negócios tenham o triplo do retorno do investimento realizado pelo Município”.

O Fluvial Beach Tennis Tour da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, uma prova da Federação Portuguesa de Ténis, organizada pela Aduane Sports, conta com o apoio do Município de Proença-a-Nova, da Associação de Ténis de Castelo Branco e do jornal Record enquanto media partner.