A Câmara Municipal da Sertã acabou de lançar o seu mais recente roteiro turístico. Com 216 páginas e devidamente ilustrado, o Roteiro Turístico do Concelho da Sertã é um instrumento que pretende auxiliar todos os que visitam o município mas também a região envolvente.
“Trata-se de um produto turístico que vem colmatar uma lacuna há muito identificada, sistematizando, de forma atractiva e clara, uma série de informações para os turistas ou simplesmente para todos aqueles que querem ficar a conhecer melhor a nossa região”, sublinhou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Para o autarca, “o Roteiro Turístico possui um conjunto de dados que melhoram a experiência e introduz uma série de novidades que não estavam até agora devidamente divulgadas, como é o caso da nossa fauna e flora mas também das nossas festas populares”. José Farinha Nunes acredita “na validade deste novo produto e na excelente aceitação que ele terá junto do público-alvo a que se destina”.
O Roteiro Turístico do Concelho da Sertã encontra-se dividido em 13 secções, onde é possível ficar a conhecer melhor os argumentos turísticos do concelho, designadamente o património natural e histórico, praias fluviais, percursos pedestres, espaços museológicos, sítios arqueológicos, gastronomia ou os espaços de restauração e hotelaria. Há ainda informação relativa às festas populares do concelho, a locais de geocaching ou aos principais eventos que decorrem ao longo do ano. Em cada secção são destacados determinados pontos turísticos, com fichas identificativas, dados de localização, curiosidades e fotos ilustrativas.
Uma das novidades deste roteiro prende-se com a sinalização de uma série de pontos turísticos que é possível visitar a partir da Sertã e que ficam a menos de 90 minutos de distância, como é o caso do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o Convento de Cristo (Tomar), os mosteiros da Batalha e Alcobaça, o castelo de Abrantes ou a torre templária de Dornes.
A gastronomia ocupa uma parte importante deste roteiro, sendo possível ficar a conhecer um pouco melhor as iguarias do concelho e também os locais onde podem ser consumidas. “É uma experiência diferente e que abre um conjunto de novas possibilidades para o turismo do concelho da Sertã”, explicou José Farinha Nunes.