Recriação histórica em S. Mamede de Infesta
É dia 20 de Agosto que S. Mamede de Infesta acolhe a recriação da lenda de Santo António do Telheiro.
Durante anos, o Mosteiro de Leça do Balio acolheu a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, uma ordem religiosa-militar conhecida como “Hospitalários”, que dava abrigo e prestava assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela.
Um dos peregrinos terá sido Fernando de Bulhões, mais conhecido como Santo António. Diz-se que, durante a peregrinação a Santiago de Compostela, apanhado por uma terrível tempestade, Santo António teria encontrado abrigo, debaixo de um telheiro, onde atualmente se encontra a capela.
Este episódio será recordado no espetáculo do próximo sábado, pelas 21h30, em frente à Capela de Santo António do Telheiro. A entrada é livre.
A recriação, com a participação do historiador Joel Cleto, contará com a presença de uma companhia de atores e figurantes, que irão dar vida a um conjunto de episódios da vida de Santo António, entre eles, alusivos milagres, como o Milagre do Santo António do Telheiro, ocorrido neste local aquando da sua passagem em peregrinação a Santiago de Compostela.
A encenação incluirá ainda momentos de voz off e de pirotecnia.