Rafael Portugal, do Porta dos Fundos, apresenta espectáculo Stand Up Comedy "Eu comigo mesmo"
Actor, cantor, compositor e humorista, Rafael Portugal é um dos nomes mais populares e aclamados do humor da nova geração do Brasil.
Vencedor de diversos prémios como: Melhor Actor de Série/ Programa de Humor em 2020 e Melhor Actor de Humor em 2021 e 2022 pelo Prémio F5, site de entretenimento da Folha de S. Paulo que premeia os melhores do ano; Melhor Actor de Comédia de 2017 pelo Risadaria, um dos maiores festivais de humor do mundo; Melhor Humor em 2020 pelo APCA, prémio brasileiro mais tradicional na área da cultura; e Melhor Humor em 2022 pelo Veja Rio – Cariocas do Ano, Rafael Portugal chega ao nosso país com o seu último espectáculo stand up solo Eu comigo mesmo! Dia 7 de Maio no Coliseu dos Recreios em Lisboa, 8 e 9 de Maio no Teatro Sá da Bandeira no Porto, 12 de Maio no São Mamede CAE em Guimarães, 13 de Maio no Casino da Póvoa na Póvoa de Varzim e 14 de Maio no Altice Forum Braga em Braga.
Integrante do Porta dos Fundos e A Culpa é do Cabral, e dando vida ao quadro humorístico CAT BBB no Big Brother Brasil, Rafael é alegria em forma de talento, na sua mais pura simplicidade e verdade.
O seu stand up comedy traz toda a genialidade e versatilidade do artista que, por certo, é mais do que aguardado e acarinhado pelo público português e brasileiro.
Sobre o artista:
Rafael Portugal nasceu e cresceu em Realengo, na zona oeste do Rio, a 36 quilómetros do centro da cidade. Com poucos recursos financeiros na juventude, teve acesso ao mundo artístico através dum projecto cultural do seu bairro. Hoje é um dos humoristas mais conhecidos do Brasil, com sucesso no teatro, televisão, streaming e cinema.
Ainda jovem, escrevia músicas românticas em Realengo. O seu parceiro de composição em "João de Barro" foi Leandro Leo, actor que fez o Pesadelo do Sítio do Picapau Amarelo entre 2002 e 2005. Eles conheceram-se numa paragem de autocarro do bairro, quando Rafael pediu o telefone emprestado para fazer uma chamada à mãe. Leandro convidou-o a assistir a uma apresentação sua na zona sul. "Chego em casa e falo: 'mãe, conheci um actor hoje, queria muito encontrar com ele'. Minha mãe arrumou um dinheiro de passagem emprestado com um vizinho. Minha vida foi muito a minha mãe pedir dinheiro emprestado, as pessoas em volta acreditarem muito em mim.”
Antes de entrar no meio artístico, trabalhou em inúmeras outras coisas como repositor de supermercado e auxiliar de escritório. Com 15 anos, ingressou na Cia. Atos e Actores, incentivado pela mãe.
Começou a fazer vídeos na internet no canal Ixi, em 2011, com os amigos do bairro. Pouco tempo depois foi chamado para entrar no canal Parafernalha. Em 2015 participou do Prémio Multishow de Humor, chegando à final.
O seu sucesso fez com que fosse chamado, no mesmo ano, para integrar o elenco do Porta dos Fundos onde a sua carreira disparou. Estreou-se no cinema em 2016 no filme Porta dos Fundos: Contracto Vitalício, onde interpretou Paulo. No mesmo ano, entrou para o elenco do programa humorístico A Culpa é do Cabral, onde está até hoje.
Em 2020 estreou no Big Brother Brasil um quadro humorístico intitulado Cat BBB que é um sucesso entre o público.
Ele ainda investiu no cinema fazendo parte dos filmes Chorar de Rir, Carcereiros - O Filme, Os Espectaculares, Amor Sem Medida, Juntos e Enrolados e Tô Ryca 2.
Para além disso, está sempre presente nos especiais de Fim de Ano do Porta dos Fundos.