Projeto de Musicoterapia impulsiona criação de hino musical entoado por seniores de Viseu

Projeto de Musicoterapia impulsiona criação de hino musical entoado por seniores de Viseu

Iniciativa surge no âmbito do “Música Activa para Seniores” e é interpretada num palco virtual por um coro de 150 vozes, de 15 instituições parceiras

150 vozes unem-se num único palco virtual 3D e trazem a público, no próximo dia 15 de novembro, o novo hino musical do projecto municipal “Música Activa para Seniores”. A iniciativa conta com seniores das 15 instituições do concelho que fazem parte deste projecto, a par dos próprios técnicos das mesmas, e ainda colaboradores da Câmara Municipal de Viseu, na área da Acção Social.

Com letra de Manuel Francisco Ferreira e música de João Mota Oliveira, este hino musical está a ser gravado nas várias instituições, sob a coordenação e com o auxílio de Liliana Rodrigues - professora que lidera este projecto de musicoterapia - até ao final desta semana, sendo o resultado dado a conhecer posteriormente a toda a comunidade.

O projecto “Música Activa para Seniores” arrancou no início de Maio de 2019, no seguimento da aprovação de um protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e seis IPSS do concelho. O objectivo é, através da musicoterapia, proporcionar um impacto positivo na promoção do bem-estar, saúde e envelhecimento activo da nossa comunidade sénior institucionalizada.

Neste momento, e dados os seus benefícios e sucesso, o projecto está já na sua 3ª edição e integra 15 instituições, num universo de cerca de 400 seniores. Mesmo em anos atípicos, com a pandemia COVID-19, o Município de Viseu consegui alargar este projecto a mais 9 instituições (6 em 2020 e 3 em 2021). No total, este projecto agrega a Fundação Mariana Seixas, o Lar Viscondessa de São Caetano, o Centro Paroquial de Povolide, a Associação de Solidariedade Social de Farminhão, o Centro Social e Paroquial do Campo, a Associação de Passos de Silgueiros (ASSOPS), o Centro Social da Paróquia de São Salvador, o Centro Social da Paróquia de Boa Aldeia, o Centro Social e Paroquial de São José, a Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Calde, a Associação de Solidariedade Social de Abraveses, a Associação Cultural e Recreativa Social de Pascoal, o Centro Social e Cultura de Orgens, o Jean Piaget - Lar de Bigas e a Confraria de Santa Eulália.

Nestes últimos três anos, foram várias as actividades promovidas a pensar na partilha de experiências, no convívio e fruição dos nossos seniores, a par das aulas semanais, de 1 hora, que cada instituição acolhe. Desde um Arraial de Música tradicional, a gravação de um CD através de um grupo de cantares e outros tantos outros momentos nos quais os seniores puderam entoar canções e participar em espectáculos musicais para públicos diversos, nunca perdendo a música como o fio condutor e de união deste projecto. Mesmo em plena pandemia, o “Música Activa para Seniores” nunca deixou de levar algum conforto aos seniores destas instituições, nomeadamente através de gravações de vídeos de música, procurando desta forma combater o seu isolamento e períodos de menor actividade.