"Programa de Intervenção de Grupo para Mulheres com Cancro da Mama"

"Programa de Intervenção de Grupo para Mulheres com Cancro da Mama"
Foto: Internet

Município de Vendas Novas lança Programa de Intervenção para Mulheres que Lutam Contra o Cancro da Mama

O Município de Vendas Novas anuncia o lançamento de um "Programa de Intervenção de Grupo para Mulheres com Cancro da Mama", dirigido às munícipes que ainda lutam contra esta doença, mas já estão na fase em que concluíram os tratamentos, estão em remissão e a lidar com a fase crónica da doença.

 

É dinamizado pelo Gabinete Municipal de Psicologia e tem como finalidade familiarizar as doentes com estratégias que promovam o ajustamento psicológico, emocional e social às dificuldades resultantes da doença, melhorando a sua qualidade de vida. É um programa testado cientificamente que irá abordar temas como o estilo de vida contra o cancro; as alterações corporais; gestão de emoções; resolução de problemas, relaxamento, meditação; incerteza e medo de recorrência; comunicação nas relações interpessoais e viver e objectivos pessoais.

 

Os grupos terão o máximo de 15 participantes e terão a duração de 8 sessões semanais, a iniciar no mês de Janeiro de 2024.

 

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública e segundo dados estatísticos é o tipo de cancro que mais prevalece em Portugal e em todo mundo. O seu diagnóstico é uma experiência emocionalmente desafiadora que afecta não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e psicológico das mulheres. Neste contexto, esta iniciativa reveste-se de grande importância, pois as histórias e experiências aqui partilhadas podem ajudar a construir benéficas redes de solidariedade e apoio.

 

Também no início de 2024, o Gabinete Municipal de Psicologia irá dinamizar mais um “Programa Anos Incríveis - Parentalidade Positiva”, destinado a pais ou outros educadores com crianças dos 3 aos 8 anos. O objectivo é fortalecer as relações entre pais e crianças, incentivar estilos parentais positivos e desenvolver o uso de estratégias disciplinares não violentas.

 

Se pretende lidar com os habituais desafios de parentalidade de forma positiva, recorrendo ao elogio e à promoção da auto-estima, ao mesmo tempo que quer aprender a estabelecer limites e regras, ignorar comportamentos inadequados e a lidar com birras, este é o Programa certo para si.

 

A criação destes grupos demonstra o compromisso do Município em cuidar da sua população e na consolidação de uma comunidade mais saudável e solidária.