Programa de dinamização de aldeias transfronteiriças
A aldeia de Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, acolheu no dia 30 de Junho a apresentação do Revital, um programa para a inovação e dinamização das aldeias fronteiriças de Portugal e Espanha.
“É um orgulho receber aqui, no Parque Icnológico de Penha Garcia, um encontro entre membros dos governos de Portugal e Espanha para apresentarem um programa que irá trazer maior desenvolvimento a estes territórios raianos”, afirmou Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.
Armindo Jacinto e o Presidente da Junta de Freguesia de Penha Garcia, Raúl Antunes, receberam neste dia os governantes Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Acção Climática; e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional (Governo de Portugal); e ainda Teresa Ribera, Vicepresidenta tercera y Ministra para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico e Francesc Boya, Secretário-Geral para o Desafio Demográfico (Governo de Espanha).
Durante a tarde, no auditório ao ar-livre da Gruta da Lapa, apresentaram-se 12 Projectos-piloto de Revitalização e Inovação Territorial de Pequenas Povoações e Aldeias Transfronteiriças.
Um dos projectos, o EduVillage tem como mentor Domingos Guimarães e será desenvolvido em Penha Garcia. A perspectiva é envolver mais de cinco mil estudantes até 2027 em programas de formação a decorrer nesta aldeia, em estreita ligação com a comunidade local.
Para Armindo Jacinto, “o EduVillage representa bem a nossa ambição de criar mais inovação, riqueza e emprego no concelho. Já neste mês de Julho iremos acolher aqui, com a organização da aceleradora BGI, do CoLAB (laboratório colaborativo) Food4Sustainability e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), o primeiro grupo de jovens talentos seleccionados em diversos países europeus. São jovens que vêm até Penha Garcia para trabalhar os temas da sustentabilidade, educação, tecnologia e inovação social”.
Na cerimónia, a Ministra da Coesão Territorial afirmou que “é muito importante ter-se criado uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço, que permite orientar a opção política, mas também os instrumentos financeiros”, para em seguida felicitar os mentores “dos projectos que aqui estão a ser apresentados”.
“Quero agradecer àqueles que deram do seu tempo e tomaram opções de vida que representam a revitalização de territórios rurais. Sejam projectos que já estão instalados nestas regiões ou aqueles que se querem instalar”, concluiu Ana Abrunhosa, destacando a importância da colaboração “das autarquias e outras entidades públicas” para a fixação e sucessos dos projectos.
Durante este dia, foi ainda inaugurada a nova sede da Aldeias de Portugal - Associação do Turismo de Aldeia, em Penha Garcia, que aderiu a esta rede nacional em 2022.
No evento estiveram também presentes empreendedores, agentes locais e dirigentes das várias Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e outras entidades de desenvolvimento regional e nacional.
Para terminar a cerimónia, teve lugar um momento musical por um grupo da premiada Orquestra Sem Fronteiras, seguida de uma degustação de produtos locais e biológicos.