Biblioteca assinala 100 anos de Celeste Rodrigues e de Maria Clara com exposição discográfica

Biblioteca assinala 100 anos de Celeste Rodrigues e de Maria Clara com exposição discográfica
Fotografia: DR

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra tem patente ao público, até 27 de Setembro, na Casa Municipal da Cultura, uma exposição de capas de discos de vinil de tributo a Celeste Rodrigues e a Maria Clara, por ocasião dos centésimos aniversários das conhecidas e incontornáveis vozes da música portuguesa. A exposição é de entrada livre.

A CM de Coimbra, através da Biblioteca Municipal, apresenta uma mostra de capas de discos de vinil, intitulada “Tributo a Celeste Rodrigues (1923-2018) e Maria Clara (1923-2009), por ocasião dos 100º aniversários, composta por álbuns, singles e EP’s da discografia destas duas referências maiores da música portuguesa, com carreiras musicais e artísticas diferentes, mas ambas com muitos sucessos que ficaram na memória colectiva dos portugueses.

Celeste Rodrigues, grande referência na história do fado, faria 100 anos no dia 14 de Março deste ano. Ao longo de mais de sete décadas de actividade artística, Celeste Rodrigues concretizou uma carreira de sucesso nas melhores casas de fado de Lisboa, em programas de rádio e de televisão, com inúmeras actuações internacionais, pisou os palcos das salas de concerto mais prestigiadas do mundo.

Maria da Conceição Ferreira, cantora conhecida pelo público como Maria Clara, faria 100 anos a 5 de Outubro. Maria Clara estreou-se, profissionalmente, nos anos 40 no teatro de revista e, posteriormente, actuou em numerosos espetáculos da rádio onde chegou a sagrar-se “Rainha da Rádio”, nos anos 60. Tornou-se uma vedeta do teatro e da rádio, muito popular, entrando no coração dos que a escutavam, com canções de vários géneros, entre fados, canções ligeiras e marchas populares.

Esta iniciativa pretende dar continuidade ao projecto de divulgação do acervo discográfico da Biblioteca Municipal de Coimbra, através da realização de mostras de capas discos de vinil, assinalando temas ou efemérides musicais, resultando, ainda, como como uma forma de homenagear autores, compositores, músicos e intérpretes das diferentes áreas musicais.

A mostra discográfica, de entrada livre, está patente na Casa Municipal da Cultura, podendo ser visitada até 27 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Entre 15 de Julho e 15 de Setembro, ou seja, no horário de Verão, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30.