Peça infantil em torno da noção de justiça apresenta-se à mesa da Black Box do CIAJG

Peça infantil em torno da noção de justiça apresenta-se à mesa da Black Box do CIAJG
Fotografia: D.R.

Com direcção artística de Joana Providência e texto de Isabel Minhós Martins, o espectáculo "Uma Ideia de Justiça" nasceu da vontade de abordar as questões da justiça e da injustiça junto dos mais novos. Co-produzida pel’A Oficina, esta peça para público infantil a partir dos 6 anos de idade é apresentada a 28 de Outubro, às 16h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), e tenta construir uma noção de justiça ao abordar questões como a diversidade, a escolha, a igualdade e a liberdade, integrando a língua gestual portuguesa e a audiodescrição, que permitem uma maior proximidade a públicos diversos.

 

O que é a justiça? E a injustiça? "Uma Ideia de Justiça" é um espectáculo que traz estas perguntas literalmente para cima da mesa, uma mesa onde se tenta construir uma noção de justiça. À sua volta, há cadeiras especiais para sentar toda a gente: os que têm pernas compridas, os que não conseguem estar quietos, os que vêm sempre e os que não costumam ser convidados. Sobre ela, vários adereços como, por exemplo, uma travessa cheia de fruta. Quem tem mais fome? Quem ainda não comeu? Quem tem direito a esta fruta? Levantam-se interrogações parecidas quando são direitos, deveres ou liberdades.

 

Co-produzido pelo Teatro do Bolhão, o Teatro Aveirense, A Oficina e o Teatro Nacional São João,  "Uma Ideia de Justiça" aborda questões tão relevantes como a diversidade, a escolha, a igualdade, a liberdade, fazendo do espectáculo uma ferramenta de construção de justiça. Pretende igualmente responder ao desafio permanente que as palavras de Sophia de Mello Breyner nos lançam na sua "Arte Poética III": “Quem procura uma relação justa com a pedra, com a árvore, com o rio, é necessariamente levado, pelo espírito de verdade que o anima, a procurar uma relação justa com o homem. Aquele que vê o espantoso esplendor do mundo é logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo (…)”.

 

Dirigido às crianças e às suas famílias, "Uma Ideia de Justiça" é assim apresentado no dia 28 de Outubro, sábado, às 16h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, estando os bilhetes disponíveis pelo valor de 2 euros e podendo ser adquiridos online em aoficina.pt ou presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO).
A apresentação deste espectáculo inclui também diversas sessões dirigidas a escolas e instituições de Guimarães, entre 25 e 31 de Outubro, integrando a programação de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina. Com orientação de Cristiana Castro, decorre também uma formação certificada para professores, técnicos e demais interessados.