Festas da Cidade de S. João da Madeira arrancam com as Marchas Populares

Festas da Cidade de S. João da Madeira arrancam com as Marchas Populares
Fotografia: D.R.

A tradição da comemoração do São João vive-se em S. João da Madeira com as Festas da Cidade. Com o apoio do Município, o programa preparado pela Comissão de Festas realiza-se de 22 a 26 de Junho, incluindo as vertentes religiosa e de animação, esta última centrada no Jardim Municipal e Avenida da Liberdade.

É nessa artéria, na zona em que se localizam os edifícios da Casa da Criatividade e do Fórum Municipal, que se realizam, na primeira noite do evento (22 de Junho, às 21h00), as sempre muito aguardadas marchas populares, em grande parte protagonizadas por centenas de crianças e jovens das escolas de S. João da Madeira.

Outro dos grandes momentos do programa das festas está marcado para a última noite, 26 de Junho, com Ana Bacalhau a subir ao palco do Jardim Municipal, para um concerto que terá início às 22h00 e a que se seguirá, pelas 23h45, um espectáculo de fogo-de-artifício que encerrará o evento.

Entre 22 e 26 de Junho, muitas outras propostas de animação vão marcar as Festas da Cidade de S. João da Madeira, cujo programa pode ser consultado na íntegra na página da Câmara Municipal na internet (www.cm-sjm.pt ), na secção “Agenda”.

Paralelamente decorre igualmente a vertente religiosa, que inclui a Procissão das Velas (24 de Junho, às 21h30, da Capela de Sto. António à Igreja Matriz) e a Procissão Solene (25 de Junho, às 17h00, com saída da Igreja Matriz), atraindo multidões e envolvendo numerosos andores e figurantes, no percurso pelas ruas de S. João da Madeira.

As Festas da Cidade têm implicações ao nível do trânsito, para permitir a realização das actividades e o funcionamento das diversões, pelo que a organização do evento e a autarquia agradecem a melhor compreensão de todos e uma especial atenção à sinalização provisória, bem como às indicações das autoridades.

Estas alterações da circulação automóvel têm particular incidência na zona em que decorrem as festividades, nomeadamente no troço da Avenida da Liberdade paralelo ao Jardim Municipal e no Lugar da Ponte. A Procissão das Velas e a Procissão Solene motivarão também condicionamento temporários da circulação automóvel ao longo dos respectivos percursos.