Oeiras vai ser o centro da biotecnologia portuguesa

Oeiras vai ser o centro da biotecnologia portuguesa
Fotografia: D.R.

Oeiras vai ser o centro da biotecnologia em Portugal com a realização do 14º BIOMEET que, integrado nas comemorações da Semana Europeia da Biotecnologia de 2022, terá lugar nos dias 19 e 20 de setembro, no Templo da Poesia (Parque dos Poetas), em Oeiras. O evento, organizado pela P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria, com o apoio do Município de Oeiras, tem como objetivo promover a interação, partilha de conhecimentos e estratégias entre o sector da Biotecnologia e Bioindústria em Portugal.

Este evento contará com vários painéis, começando pela sessão “Obter a Inovação que necessitamos – repensar o contrato social entre biotecnologia e a sociedade em Portugal”, que vai incluir a mesa redonda “O compromisso do sector biotecnológico Português para inovação, saúde e crescimento” e o lançamento do Biotech Social Pact em Portugal.

Segue-se um momento mais dedicado ao investimento, com a apresentação de casos de sucesso e uma pitch session. No dia seguinte, o foco é direcionado para o debate sobre o papel dos clusters em Biotecnologia, com apresentação de clusters nacionais de biotecnologia e uma mesa redonda sobre “Políticas regionais na área das Ciências da Vida e Biotecnologia”.

Dada a relevância deste evento, António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar (no dia 19, às 12H30) e Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (dia 20, às 12H30), juntam-se aos especialistas  nacionais participantes, como Paulo Barradas (CEO da Bluepharma), Henrique Veiga Fernandes (Investigador da Fundação Champalimaud e CSO da LiMM Therapeutics) ou Daniela Couto (Partner da BioGeneration Ventures) e internacionais, como Julien Patris (Diretor de Política de Mercados Internacionais da Alnylam Pharmaceuticals) ou Anant Murthy (Diretor Geral Europa da Argenx), entre outros.