“O Santo da Minha Aldeia” Museu de Arte Sacra expõe esculturas de Casegas

“O Santo da Minha Aldeia” Museu de Arte Sacra expõe esculturas de Casegas
Fotografia: DR

Periodicamente, o Museu de Arte Sacra expõe “O Santo da Minha Aldeia”. Um projecto que visa extravasar o espaço expositivo, dando a conhecer um importante acervo histórico e artístico, maioritariamente ignorado, depositado quase sempre em pequenas ermidas. São imagens, relicários, alfaias litúrgicas, retábulos, entre outros objectos que permitem compreender a religiosidade de uma comunidade e a sua própria essência.

Estas peças são expostas temporariamente no Museu de Arte Sacra e o seu culto alvo de minuciosa análise, colocando em evidência aspectos tangíveis e imateriais necessários à construção de identidades e micro-histórias.

Até ao dia 13 de Agosto, as duas peças em destaque são duas imagens de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus. São duas esculturas setecentistas, claramente barrocas, repletas de movimento e coloquialidade, expressas no drapejamento das vestes ricamente estofadas e na relação que estabelecem com as imagens da Virgem Menina, ou ainda no rosto de São Joaquim emoldurado por vasta cabeleira e barba, denunciando o seu carácter venerando e sábio.

São provenientes de Casegas, da capela das Almas, pertença da respectiva Irmandade das Almas, fundada no século XVII por breve de Urbano VIII. Teve esta Irmandade o mérito de se tornar numa das mais poderosas e ricas da região, mas sobretudo de ser talvez a única que, de entre as muitas que existiram no nosso Concelho, chegou aos nossos dias formalmente instituída e funcional.