O mundo lúdico de Teresa Cortez para ver no Museu do Oriente

O mundo lúdico de Teresa Cortez para ver no Museu do Oriente
Inspirada pelas agitadas tertúlias culturais dos anos 60 e pelo romper da aurora no vértice de Abril de 74, Teresa Cortez criou todo um mundo lúdico em cerâmica, mas também em desenho e aguarela, que partilha numa exposição retrospectiva no Museu do Oriente. Às sextas-feiras, às 18.30, há visitas orientadas gratuitas, mediante inscrição.
 
“Um mundo lúdico à espreita” é uma leitura englobante da produção artística de Teresa Cortez ao longo de 45 anos, com um acervo composto por 250 peças definidas por traços marcantes deste período. Um espaço de liberdade criativa reflectido em diferentes temas e objectos, com reflexões sobre a cultura popular, as histórias da cultural oral, as narrativas da fábula, os contos visuais encantatórios e a magia de recriar um imaginário que não se perde, como uma brincadeira que nasce com a arte e com a vontade constante em moldar os sentidos, numa festa multi-cultural e colorida.
 
Teresa Cortez fez a sua formação académica na Escola de Artes Decorativas António Arroio e, desde 1975, a sua aprendizagem prática na arte cerâmica em ambiente fabril (Fábrica Viúva Lamego) junto do Mestre Querubim Lapa. A partir dos anos 90, começou a trabalhar em atelier próprio onde, sem nunca abandonar a cerâmica, pôde igualmente dirigir a sua criatividade para o desenho e aguarela.
 
“Um mundo lúdico à espreita” está patente até 14 de Fevereiro de 2021, no Museu do Oriente. Às sextas-feiras, dias 18 de Dezembro, 8 e 22 de Janeiro, 5 e 12 de Fevereiro, pelas 18.30, há visitas guiadas à exposição, de participação livre mediante inscrição para csouto@foriente.pt. Devido ao contexto pandémico, estas visitas estão limitadas a cinco participantes.