O FITEI no TNSJ

Teatro Nacional São João apresenta espetáculos do Chile, Espanha e Argentina, no âmbito do FITEI
Em Maio, o Teatro Nacional São João é novamente anfitrião do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. O FITEI no TNSJ inclui a apresentação de Vampyr no Teatro Carlos Alberto e de Anna Karénina e Gaivota no Teatro São João. Os três espectáculos têm estreia nacional. Vampyr, de Manuela Infante, Anna Karénina, de Lev Tolstoi, e Gaivota, a partir de Anton Tchékhov.
Vampyr, uma criação de Manuela Infante, é o primeiro espectáculo a ser apresentado no âmbito da 48.ª edição do FITEI, que arranca a 14 de Maio. Nesta delirante obra de humor negro, a dramaturga e encenadora chilena entrega-se a uma reflexão crítica sobre a extracção desregulada dos recursos naturais camuflada pelas narrativas em torno da chamada “energia verde”. Em forma de “falso documentário”, Vampyr oferece um olhar complexo sobre o trabalho e o descanso, a partir da realidade dos trabalhadores nocturnos dos parques de turbinas eólicas do Chile.
O espectáculo em língua castelhana, legendado em português, está em cena no Teatro Carlos Alberto nos dias 14 e 15 de Maio, quarta e quinta, às 19h00. Os bilhetes têm o custo de 12 euros. Segue-se, no palco do Teatro São João, a estreia nacional de Anna Karénina, de Lev Tolstoi, uma produção do Teatro Nacional da Catalunha com encenação da sua directora artística, Carme Portaceli. Nesta adaptação do famoso clássico russo, a encenadora catalã resgata Anna Karénina do escândalo amoroso que chocou os seus pares e coloca-a em palco para que seja julgada. Desta vez, a personagem está decidida a contar tudo o que realmente aconteceu, o que sentiu e o que mais ninguém, excepto talvez o autor, teve em conta.
Anna Karénina está em cena no Teatro São João nos dias 15 e 16 de maio, quinta às 19h00 e sexta às 21h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. O espectáculo em língua catalã é legendado em português.
A fechar esta edição de O FITEI no TNSJ, o Teatro São João acolhe a estreia nacional de Gaivota. A peça é uma adaptação livre da obra A Gaivota, de Anton Tchékhov, erguida pelo encenador argentino Guillermo Cacace, com um elenco exclusivamente feminino. Sentadas ao redor de uma mesa, as cinco actrizes interpretam de forma íntima e visceral as personagens principais daquele que é um dos maiores clássicos da literatura dramática. Nesta versão, é o olhar de Masha que guia a história: tentando juntar as peças de amores não correspondidos, de sonhos que se desfazem ao serem realizados e da dor que se acumula ao longo dos anos.
Gaivota está em cena no Teatro São João nos dias 22 e 23 de Maio, quinta às 19h00 e sexta às 21h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. O espectáculo em língua castelhana é legendado em português.