Nova linha de Merchandising apresentada na Cerimónia do Dia de Santiago

Nova linha de Merchandising apresentada na Cerimónia do Dia de Santiago
Fotografia: D.R.

Já está disponível no Posto de Turismo de Palmela a nova linha de Merchandising Palmela Conquista, baseada nas figuras históricas espalhadas pelo Castelo, da autoria do artista da região Zé Nova. A nova linha foi apresentada no dia 25 de Julho, na Igreja de Santiago, durante a Cerimónia Comemorativa do Dia de Santiago. Na ocasião, foi também inaugurada a Exposição de Fotografia de António Soares Mendes “O Caminho: a (Re)descoberta”, que pode ser visitada até 20 de Agosto.

O sucesso das figuras históricas espalhadas pelo Castelo, que atraem crianças e adultos para tirar fotografias, levou o Município de Palmela a desafiar o artista Zé Nova a criar agora uma linha de Merchandising. A figura de S. Tiago foi a primeira a inspirar esta nova oferta turística.

A ideia foi disponibilizar produtos que se adaptem a todas as idades, pensados sobretudo para transportar na mochila quando se percorre o Caminho de Santiago. A nova linha inclui um cantil, canecas de alumínio e de cerâmica, sacos de pano para transportar às costas e ao ombro, bloco de notas com a história de Santiago na contracapa, lápis, ímanes, pins, porta-chaves, t-shirts e puzzles, com destaque para as cores associadas ao Caminho, o azul e o amarelo.

Pretendeu-se criar produtos sustentáveis, que podem ser reutilizados. A próxima figura a inspirar esta nova linha e os próximos produtos a criar vão depender agora da receptividade do público.

Durante a Cerimónia, foi também inaugurada a Exposição “O Caminho: a (Re)descoberta”, com a presença do autor. António Soares Mendes, Médico aposentado apaixonado por fotografia, que descobriu o impulso para a peregrinação a Santiago há cerca de 10 anos, conduziu as/os presentes numa visita guiada à mostra, através da qual partilha a sua experiência com o público, com fotografias de paisagens e pessoas, objectos e livros.

O autor explicou que a oportunidade de ir a pé a Santiago de Compostela surgiu na sua vida por acaso, quando se proporcionou a ida com um grupo de peregrinos, e que esta foi para si uma «experiência de descoberta». A Exposição vai ficar patente na Igreja de Santiago até 20 de Agosto, de terça a domingo (excepto feriados), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.