De La Torre Brothers expõem no NAC
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura a exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers”, no dia 22 de outubro (sábado), pelas 16h00, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro (Edifício da Resinagem).
No Ano Internacional do Vidro, apresentar esta exposição representa enorme relevância para a Marinha Grande e para o público português. Os artistas vão ter patentes obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE - Unidade de Investigação de Vidro e Cerâmica para as Artes, da Universidade Nova de Lisboa.
Naturais de Guadalajara, México, os irmãos Einar (1963) e Jamex (1960) de la Torre mudaram-se para os Estados Unidos da América (E.U.A), no início da década de 1970, para uma pequena comunidade do estado da Califórnia. Começaram a trabalhar juntos na década de 1990 e atualmente vivem e trabalham entre os E.U.A. e o México.
A complexidade da experiência migrante, bem como uma identidade marcada pela cultura dos dois países, revelam uma forte influência na narrativa e estética da sua obra, que resultam em obras impressionantes, num reflexo da sua origem e das diferenças identitárias das duas nações.
Através da combinação de peças em vidro soprado com técnicas mistas e instalações artísticas, as suas obras abordam temas tão vastos e atuais como a identidade dos povos, a globalização e o capitalismo. Comummente, encontramos nas suas obras referências a histórias e tradições mexicanas, alusões religiosas e sexuais.
A exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers” vai estar patente no NAC, de 22 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h30) e das 14h00 às 17h00 (última entrada às 16h30).