Noite Europeia dos Museus em Setúbal com nova exposição na Casa das Imagens Lauro António

Noite Europeia dos Museus em Setúbal com nova exposição na Casa das Imagens Lauro António
Fotografia: D.R.

A inauguração de uma nova exposição na Casa das Imagens, reveladora da veia cénica do cineasta e crítico cinematográfico Lauro António, foi um dos destaques em Setúbal das comemorações locais da Noite Europeia dos Museus, realizada este sábado.

A mostra “Em Cena: o teatro de Lauro António”, especialmente preparada para assinalar o segundo aniversário da Casa das Imagens Lauro António, é composta por fotografias, documentos e outros materiais que revelam a paixão e o trabalho desenvolvido pelo cineasta na área do teatro.

As peças de teatro originais manuscritas e dactilografadas, recortes de imprensa, fotografias de cena, o caderno de Lauro António com desenhos e anotações de cena, o cartaz e outros materiais relativos à peça “A Encenação”, estreada em 1991 no Fórum Municipal Luísa Todi, são alguns exemplos do acervo partilhado na exposição.

A abertura da mostra contou ainda com a exibição de um filme com testemunhos actuais de actores e outros profissionais de teatro que trabalharam directamente com Lauro António, de que são exemplos Célia David, Duarte Victor, Isabel Ganilho, Florbela Oliveira, Filipe La Féria e o filho Frederico Corado.

A exposição “Em cena: o teatro de Lauro António” tem entrada gratuita e está patente ao público até 20 de Outubro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h00 às 18h00, até 31 de Maio, e das 15h00 às 19h00, a partir de dia 1 de junho.

Além desta nova mostra, o programa comemorativo da Noite Europeia dos Museus, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, proporcionou um vasto leque de actividades culturais nos equipamentos museológicos municipais, que estiveram de portas abertas fora de horas para receber visitantes.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, do qual arrancou a visita “Ziguezagueando II”, para descoberta do património museológico citadino, realizou-se a visita encenada “ORA ET LABORA – vida e sustentabilidade no Convento de Jesus”, reveladora do interior da jóia da manuelina e da vida conventual das freiras.

A Noite Europeia dos Museus foi também pretexto para visitar exposições temporárias e de longa duração patentes no Museu do Trabalho Michel Giacometti, Galeria Municipal do Banco de Portugal, Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, Casa Bocage e Casa Memória Joana-Luísa e Sebastião da Gama.