Museu do Trabalho dedica exposição a Hans Christian Andersen e a Niels Fischer

O universo poético e criativo do escritor Hans Christian Andersen e do designer e artista plástico Niels Fischer, autores dinamarqueses ligados a Setúbal, inspira uma exposição que foi inaugurada este sábado do Museu do Trabalho Michel Giacometti.
“Estes dois dinamarqueses enchem de orgulho a nossa cidade”, afirmou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na abertura da mostra “Palavras e Imaginação: Memórias de Andersen e Fischer, dois dinamarqueses, amigos de Setúbal”, patente até Setembro.
A exposição proporciona uma viagem poética e visual através de recortes de papel, silhuetas, cerâmicas e pinturas para dar a conhecer dois criadores ligados pela arte e pela cidade setubalense, na qual ambos os autores deixaram memórias, inspiração e criatividade.
O vereador Pedro Pina disse que esta iniciativa organizada pelo município partilha o “registo de duas figuras maiores” numa “exposição lindíssima que ajuda a compreender o percurso destes dois homens ímpares, que deixaram marcas indeléveis na cidade”.
O autarca revelou que é um admirador da obra dos dois homenageados. “Sou um grande fã de Hans Christian Andersen, primeiro enquanto criança, depois como pai. Trata-se de literatura infantil que, na verdade, são metáforas muito mais fortes. Já o trabalho do Niels Fisher é muito interessante a nível estético.”
A exposição integra o projecto de âmbito nacional “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal”, com o envolvimento dos municípios de Abrantes e da Sertã, para assinalar os 220 anos do nascimento de Hans Christian Andersen e os dez anos da morte de Niels Fischer.
“Palavras e Imaginação: Memórias de Andersen e Fischer, dois dinamarqueses, amigos de Setúbal”, de entrada gratuita, está patente ao público até 27 de Setembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.