Murtosa recebe a “Rota do Coração da Ria”
Depois do sucesso da primeira edição em 2019 e do interregno devido à pandemia, os trilhos ribeirinhos da Murtosa voltam a receber, no domingo, dia 25 de setembro, a “Rota do Coração da Ria”, considerada já a maratona de BTT mais rápida de Portugal.
A Murtosa, coração afetivo e geográfico da Ria de Aveiro, faz jus ao epíteto e organiza, no próximo dia 25 de setembro, a segunda edição da Rota do Coração da Ria, em BTT, uma prova que conta com mais de 300 inscritos, vindos um pouco de todo o país.
A competição, organizada, em parceria, pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” e pelo Município da Murtosa, com o apoio da Ria Ativa e da Ciclopedal, tem a partida agendada para as 9H30 no Parque Municipal da Saldida, local onde ficará, igualmente, instalada a meta.
Ao longo de mais de 50km, passando pelas quatro freguesias do Concelho da Murtosa – Bunheiro, Monte, Murtosa e Torreira - a Rota do Coração da Ria desenvolver-se-á pelos trilhos da beira-ria, num cenário de grande beleza paisagística e ambiental.
A laguna será, pois, a companhia constante dos competidores, que passarão pelo Bico, Cambeia, Ribeira de Pardelhas, Béstida, Mancão e Varela, entre muitos outros lugares ribeirinhos emblemáticos.
Existirão algumas passagens pelo interior dos núcleos urbanos – de um modo particular na partida e chegada no Parque Municipal da Saldida e, no decurso da prova, em várias zonas das freguesias do Monte, Murtosa e Bunheiro e Torreira – e diversos atravessamentos de arruamentos com circulação automóvel.
Assim, por forma a possibilitar o normal decurso da prova, existirão condicionamentos temporários à circulação, em vários locais, que serão intermitentes e de curta duração, em função da passagem dos atletas. Nos locais, em causa, estarão agentes da Guarda Nacional Republicana ou Voluntários, que orientarão os fluxos de tráfego.
A Rota do Coração da Ria em BTT insere-se no âmbito das iniciativas de promoção do uso da bicicleta, nas suas mais variadas vertentes, do transporte ao lazer, passando pela atividade desportiva, conforme preconizado no projeto “Murtosa Ciclável”.