Mural no Bairro alta para combater o Idadismo ocupa fachada do Convento de São Pedro de Alcântara

Mural no Bairro alta para combater o Idadismo ocupa fachada do Convento de São Pedro de Alcântara
Fotografia: D.R.

55+ ergue mural assinado por Vanessa Teodoro para “Dar Cara ao Talento” com mais de 55 anos na fachada da Casa do Impacto.

Ao abrigo da iniciativa lançada em 2023 “Envelhecer não é sorte. É Talento.”, e com o apoio da Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), da Portugal Inovação Social e da Fundação Millennium, a 55+ convidou a artista Vanessa Teodoro para criar o mural participativo “Dar Cara o Talento”, uma obra de arte plástica composta por 100 pessoas reais, entre os 55 e os 95 anos, que deram a sua cara para combater os preconceitos, estereótipos e a discriminação baseada na idade, como também para alertar o valor da sua longa experiência e direito a uma vida activa e integrada na sociedade.

Com cerca de 140 m2, o mural vai cobrir a fachada da Casa do Impacto, na Rua da Rosa, uma das artérias de referência da zona do Bairro Alto, onde passam, diariamente, milhares de pessoas, de várias gerações, nomeadamente as mais jovens, impactando-as de forma positiva, usando a arte como catalisador da poderosa mensagem da plena integração de pessoas acima dos 55 anos. A peça será oficialmente inaugurada no dia 8 de Setembro, pelas 18h00, e estará disponível até tempo indeterminado, quando a sua manutenção e preservação o ditarem.

Elena Duran, fundadora e directora da 55+, reforça que “O idadismo é uma expressão ainda desconhecida por muitos mas trata-se da 3ª maior causa de discriminação no mundo, colocando, de forma muito silenciosa e subliminar, a população acima dos 55 anos numa situação de fragilidade social. Mesmo sem querer e de forma inconsciente, existe muito idadismo entre nós e combater esta tendência é uma missão do Governo, das empresas e da sociedade civil, pelo que a 55+, como parte activa da solução, quis fazer algo maior através da arte e das pessoas que tiveram a coragem e o entusiasmo de - literalmente - dar a cara por esta importante mensagem. Esta será uma peça que, além de maximizar a comunicação sobre a nossa missão, vai ficar próxima das pessoas durante muito tempo. Nesse sentido, esperamos encorajar todos a valorizar e estimar a sua idade, vivendo-a com propósito”

Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto, assinala que “é com muito orgulho que a Casa do Impacto continua a dar voz a estas causas. Este mural representa também o trabalho que os nossos empreendedores desenvolvem dentro do Convento São Pedro de Alcântara, dando voz e expressão em todo o país, de temas que requerem maior e urgente amplificação e sensibilização. A Rua da Rosa, não só é um local onde convergem milhares de transeuntes que serão impactados por esta mensagem, como aqui vive uma nova geração de empreendedores com muito talento, e que espelham o nosso propósito de inovação social.”

Vanessa Teodoro, a artista plástica e de arte urbana responsável pela obra, refere que “Sou muito sensível a esta causa pois ao manter a nossa população acima dos 55 activa e com contacto social regular, evitamos um declínio físico e psicológico acelerado. Todos nós temos estas pessoas nas nossas famílias e importa valorizá-las, até porque os mais novos ainda têm tanto para aprender - mesmo quando eles acham que já sabem tudo! Foi um trabalho desafiante pois, geralmente, o meu foco é de dentro para fora, partilho o que sinto, muito do que eu sou. Neste tipo de peças, aos olhos de todos, há a responsabilidade de ir buscar uma voz maior, a do colectivo. Assim, quando recebi o convite optei por fazer algo um pouco diferente do ADN abstracto do meu grafismo e trabalhos e projectei uma peça profundamente humana, até porque falamos de caras reais. Para isso, optei pelo uso da fotografia em grande escala inspirando-me no projecto Inside Out do artista francês JR. O projecto Inside Out ajuda indivíduos e comunidades a apoiar e divulgar a sua mensagem através da exibição de retractos em preto e branco em grande escala no espaço público. Falei deste projecto m equipa Inside Out, que deu o seu selo de aprovação, com entusiasmo. Tal como o meu”.

Para integrar este mural manifesto e colaborativo, a 55+ lançou um repto a todas as pessoas das faixas etárias acima dos 55 anos, tendo contado com cerca de 500 inscritos e a escolha das caras e sessão fotográfica passou por critérios de representatividade de idades e ocupações. O resultado final será um mural que evoca a forma positiva como cada um vive a sua longevidade, transformando-a num bem para a sociedade.

 

Há 5 anos a gerar impacto na população acima dos 55 anos

A 55+ é uma entidade de economia social que nasceu no fim de 2018 com o objectivo de prevenir a solidão e a inactividade de todos aqueles com mais de 55 anos de idade inactivas pelo desemprego ou pela reforma. É uma nova alternativa para valorizar, activar e integrar essas pessoas, reconhecendo os seus saberes e competências e transformando-os em serviços úteis para a comunidade.

O projecto criou uma rede de relações, onde as pessoas com mais de 55 anos podem disponibilizar os seus conhecimentos e serviços, permitindo que a comunidade envolvente possa contratá-los para tarefas úteis do dia a dia e contribuir para uma vida activa dos mais velhos, prevenindo a solidão e inactividade, e promovendo a saúde mental, física e a longevidade. Enquanto partilham o seu conhecimento e as suas experiências, os membros 55+ têm a oportunidade de ganhar um valor extra remuneratório.

É possível encontrar na plataforma os mais variados serviços como pet sitting, reparações, jardinagem, apoio a idosos, serviços de chef ao domicílio, aulas de guitarra e de línguas, entre outros.

Incubada na Casa do Impacto, hub de empreendedorismo e inovação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a 55+ conta com mais de 3000 especialistas inscritos, que já prestaram um total de mais de 33 mil horas em serviços e auferiram 200.000€ em remuneração.

 

Sobre Vanessa Teodoro

Vanessa Teodoro é uma artista plástica multidisciplinar com atelier em Lisboa. O seu background académico e profissional em design gráfico e publicidade, assim como a sua infância na África do Sul, tiveram um papel crucial na criação da sua identidade visual. Desde 2009, Vanessa dedica-se em exclusivo m sua arte, tendo colaborado com inúmeras marcas de renome internacional como Louis Vuitton, Ikea, Jaguar, Bang & Olufsen, Mtv, Vodafone, Heineken e outros. Com um gosto especial por projectos de street art, adora o desafio de pintar grandes murais de alcance público. Já expôs colectiva e individualmente em França, Alemanha, Reino Unido, Japão e China.