Rádio Comercial estreia documentário sobre impacto ambiental da indústria têxtil e do consumo de roupa

Rádio Comercial estreia documentário sobre impacto ambiental da indústria têxtil e do consumo de roupa
Fotografia: D.R.

A Rádio Comercial acaba de estrear nas suas plataformas o novo documentário, produzido pela jornalista da Tânia Paiva, com imagem e edição de Tiago Mendes dos Santos, sobre o impacto ambiental da indústria têxtil e as consequências que o consumo desenfreado de roupa tem no Planeta.

"Segunda Pele” pretende mostrar o peso ambiental que está escondido por detrás da confecção de roupa, mostrar que, por exemplo, para produzir uma simples t-shirt são necessários quase três mil litros de água, ou que, a cada segundo, em todo o mundo, há um camião de têxteis depositado em aterros ou queimado a céu aberto e que as emissões de carbono deste sector são superiores às emitidas pelo transporte aéreo e marítimo juntos.

A equipa que realizou este trabalho esteve numa das maiores fábricas têxtil do país, visitou eventos nacionais do sector, falou com organizações ambientais, com produtores de moda, empresas que se dedicam à produção de colecções com materiais sustentáveis e com responsáveis científicos e políticos.

Para a autora deste documentário, Tânia Paiva, “’Segunda Pele’ não pretende culpabilizar a indústria, as marcas ou os consumidores, mas permitir uma reflexão colectiva sobre aquele que, ainda é, o segundo sector mais poluente do Mundo”, acrescentando que o objectivo é “apresentar o problema, mas sobretudo as soluções, para que pelo menos seja possível atenuar algumas destas consequências.”

Este é já o segundo trabalho da Rádio Comercial realizado em conjunto pela jornalista Tânia Paiva, com imagem de Tiago Mendes dos Santos, depois da estreia do documentário “Um Mar de Lixo”, em 2019, sobre a maior acção de limpeza de praias em Portugal e o impacto do lixo marinho, documentário que tem vindo a ser exibido a nível internacional, tendo já passado por países como Espanha, Angola, Catar, República Checa, Cabo Verde, entre outros.

“Segunda Pele” já pode ser visto nas plataformas digitais da Rádio Comercial.