Município de Cantanhede devolve à natureza uma espécie nativa

Município de Cantanhede devolve à natureza uma espécie nativa
Uma equipa de investigadores do projecto FloraReply, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, reintroduziu no plano de água das nascentes dos Olhos da Fervença, alguns exemplares de Vallisneria spiralis, vulgarmente conhecida como saca-rolhas.
 
Esta é uma espécie nativa ameaçada com estatuto de conservação, avaliada recentemente como Criticamente em Perigo pelo projecto da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental e não era identificada há mais de 40 anos, tendo sofrido uma grande regressão ao longo do século passado, o que a terá mesmo levado a que desaparecesse de vários locais onde estava historicamente identificada, como é o caso de Cantanhede.
 
Pertencente à família Hydrocharitaceae submersa, a Vallisneria spiralis apresenta uma roseta de folhas em forma de fita com cerca de um metro de comprimento, flor submersa com pedúnculo curto, no caso das plantas masculinas e longo em forma de espiral, no caso das plantas femininas.
A plantação dos exemplares de saca rolhas no plano de água das nascentes dos Olhos da Fervença foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Cadima, Município de Cantanhede, através do seu Gabinete Técnico Florestal, INOVA-EM e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC/CFE), através de técnicos e investigadores das referidas entidades. Ainda contemplada nesta parceria está o desenvolvimento de acções de formação sobre as boas práticas de protecção e preservação da Vallisneria spiralis, de forma a garantir o seu restabelecimento no ecossistema.
 
Financiado pelo Fundo Ambiental – melhoria do conhecimento e do estado de conservação do património natural –, e liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o projecto FloraReply conta com o acompanhamento técnico da ESAC-IPC/CFE. O objectivo é operacionalizar acções de conservação e protecção de espécies actualmente ameaçadas, ou em declínio, em locais onde as características da água e da geomorfologia favoreceram a existência de uma grande diversidade de plantas aquáticas e onde existem registos históricos de ocorrências de muitas das espécies de plantas aquáticas actualmente ameaçadas em Portugal.
 
O Município de Cantanhede integra o projecto, estando previstas acções de plantação com nenúfar-branco (Nymphaea alba) entre a Lagoa da Salgueira e a Lagoa dos Teixoeiros, na freguesia da Tocha, tendo em vista a criação de uma barreira natural de contenção para a dispersão do jacinto-de-água, e acções de plantação com a espécie Vallisneria spiralis, nos Olhos da Fervença, freguesia de Cadima.