Língua e artes japonesas para aprender no Museu do Oriente
Ao longo do mês de Maio, o Museu do Oriente dá a conhecer a língua japonesa e as artes tradicionais do Sashiko, e Mizuhiki, num conjunto de workshops práticos.
O Sashiko é uma técnica ancestral ligada à tecelagem que, a partir de um ponto simples e geométrico, permite bordar em inúmeros padrões decorativos, inspirados na natureza, na religião, nos motivos locais ou ocasião. No dia 14 de Maio, o workshop “Alinhavos para Bordar - Sashiko Diamante” ensina a criar efeitos texturados, com um ponto mais denso. A 28 de Maio é a vez do Sashiko Arroz, em que os participantes são desafiados a aplicar um padrão num individual de mesa.
Mizuhiki é a arte tradicional japonesa através da qual fios de papel de arroz banhados a cola são entrelaçados em nós, que simbolizam o afecto ou a união entre duas pessoas. Cada nó é utilizado para um evento específico, com a cor seleccionada a representar um sentimento diferente e é, por isso, considerada uma arte auspiciosa. No dia 18 de Maio, esta técnica é partilhada no workshop “Mizuhiki – Nós Japoneses” que a ensina a aplicar em embrulhos e envelopes.
A 31 de Maio, o workshop Nihongo faz uma introdução à língua japonesa, não só para ensinar o japonês, mas também, para partilhar aspectos característicos desta língua repleta de curiosidades. A sessão combina competências linguísticas e culturais, pensando nas interacções do dia-a-dia, e aborda o sistema de escrita, fonética e gramática, ao nível iniciante. O programa compreende ainda expressões quotidianas e as palavras-chave nas relações interpessoais, bem como os gestos típicos que as acompanham nos respectivos contextos e aspetos socioculturais.