José Oliveira e Sophie Bagnall dominam em Terras de Bouro

José Oliveira e Sophie Bagnall dominam em Terras de Bouro
Fotografia: D.R.

José Oliveira (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal) ganharam no dia 26 as provas de elite da segunda etapa da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, disputada em Terras de Bouro.

Os quatro percursos especiais cronometrados (PEC) foram palco da superioridade de José Oliveira, mais rápido em todos, o que lhe valeu o triunfo na etapa minhota da Taça. Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) foi quem esteve mais próximo, a 16,743 segundos. O terceiro, a 1’03’’691, foi Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro). Depois de ter vencido na ronda inaugural, Sauro Agostinho segurou o comando da geral da Taça.

Já Sophie Bagnall soma dois triunfos em duas provas, comandando confortavelmente a geral de elite feminina. Hoje foi a mais veloz em todos os PEC, deixando a segunda classificada, Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 48,769 segundos. Bianca Oliveira fechou o pódio, com mais 5’29’’605 do que a vencedora.

Afonso Pinto (JR87racing Team/ADC Alfarazes) foi o melhor dos quatro sub-21 em prova. Matias Camacho (Caniço Riders/Freeride Madeira) impôs-se com superioridade em juniores, Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal) bateu a concorrência em cadetes e o juvenil Duarte Jesus (Extremosul/Hotel Alísios CA Terras do Arade) ganhou na categoria de escolas.

Entre os veteranos destacaram-se o master 30 Paulo Baptista (AD Galomar/Ferragens Vieira), o master 35 Valter Freitas (Ecosprint/Enduro), o master 40 Márcio Ferreira (Caniço Riders/Freeride Madeira), o master 45 João Cordeiro, o master 50 Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira), o master 60 Francisco Acevedo (Enduro MTB) e a master feminina Ana Carvalho (Bicisintra/GásMucifal).

Nas bicicletas de assistência eléctrica o protagonismo foi para Pedro Cândido (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis) na categoria 19/39 anos, Dimitri Silva (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão) nos maiores de 40 e Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro), única mulher nos veículos eléctricos.

Os madeirenses do Caniço Riders/Freeride Madeira impuseram-se colectivamente.

A terceira etapa da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputa-se em Vouzela, no dia 23 de Abril.