A Escola Profissional de Moimenta da Beira participa no "Muros com Vida"
Os alunos da Escola Profissional de Moimenta da Beira participaram no projecto “Muros com Vida” enquadrado nos temas do ano Eco-Escolas: “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”. O plano, que implica a conjugação de sinergias entre as Eco-Escolas e a Autarquia, desafiou a instituição de ensino a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
O projecto consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar, ou em espaços afectos ao domínio público municipal de livre acesso e uso colectivo. Assim, os alunos da Escola Profissional deram cor e vida à parede de entrada da Galeria e do Mercado Municipal, em que a pintura pretende transmitir a seguinte mensagem: “Para a vida continuar, da natureza temos de cuidar!”.
Segundo a descrição do plano desenvolvido pela escola “as plantas são muito importantes para nós, são fundamentais para a vida na Terra, mas frequentemente ignoramos que elas são essenciais para a sobrevivência de todas as formas de vida inteligente no nosso planeta. Elas geram oxigénio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de existir. Elas também são essenciais para o controlo da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta”.
O Projecto ‘Muros com Vida’ é “lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies”.